Artigos e Notícias voltar
Missa do Crisma tem a presença dos padres forâneos

Créditos foto: Márcia Agnes Bartz

Às 15 horas da quarta-feira, dia 31 de março, Dom Aloísio Alberto Dilli presidiu a missa de consagração do óleo do Crisma, bênção dos óleos do Batismo e da Unção dos Enfermos e renovação das promessas sacerdotais. Participaram da celebração os padres que integram o Conselho de Presbíteros da Diocese (CPD), representando os seus pares nas comarcas. Na animação estiveram os seminaristas do Seminário Dom Alberto e, na liturgia, as irmãs do Santuário de Schoenstatt e integrantes da equipe de liturgia da catedral São João Batista. A participação foi limitada por causa das orientações sanitárias do município, que limita a participação nas celebrações a 10% da lotação do templo.
Em sua homilia, Dom Aloísio recordou a missão do presbítero que, a exemplo de Cristo, deve se fazer Eucaristia. Recordou a tríplice missão de sacerdote, profeta e pastor, destacando que “a função do pastor é permanecer junto ao povo que sofre”.
Pe. Lucas, na qualidade de coordenador da Pastoral Presbiteral, recordou as palavras do Papa Francisco na missa da Quinta-feira Santa de 2020, quando afirmou que “o padre deve permitir que Cristo o sirva. É gesto de humildade. E, depois, no dia-a-dia, imitando o Cristo Servo, o padre deve ser aquele que serve o povo e não aquele que se deixa servir pelo povo”.
Ao final da celebração, os forâneos levaram os santos óleos para os seus colegas das comarcas. Junto com os óleos também levaram um pequeno brinde e uma Carta do Coordenador da Pastoral Presbiteral. Na Quinta-feira Santa, de manhã, os padres irão se reunir em suas comarcas, onde celebrarão em comunhão com a Diocese de Santa Cruz do Sul.
Diferentemente daquilo que se desejaria, celebramos a Missa do Crisma e os padres renovaram as suas promessas sacerdotais. Esperamos que, em 2022, todos possam se unir em uma única e grande celebração, para louvar ao Deus da Vida pela sua amorosa presença junto ao povo.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese