Notícias da Santo Inácio de Loyola -voltar-
Movimentos Eclesiais integrados na Pastoral Diocesana
Créditos foto: PASCOM Full Width Post Format
Na tarde da terça-feira, dia 13 de novembro, Dom Aloísio Dilli e a coordenação de pastoral da Diocese se reuniram com os (as) coordenadores (as) dos Movimentos de Igreja organizados em nível de Diocese para uma maior integração entre os movimentos e a coordenação de pastoral. Estavam representados os movimentos das Equipes de Nossa Senhora, Apostolado da Oração, Movimento de Schoenstatt, Cursilho de Cristandade, Renovação Carismática Católica, Onda, Cursilho Jovem e Ministério Jovem da RCC.
Num primeiro momento Dom Aloísio fez uma explanação sobre a presença dos movimentos na caminhada da Igreja desde os seus primórdios, destacando o período pós conciliar e os últimos três papas: João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Pe. Roque Hammes apresentou o Plano de Pastoral onde se espera a inserção dos movimentos: “O Plano também é para os movimentos de Igreja”.
Na partilha, os representantes dos movimentos falaram sobre “o modo de como trabalham o Plano de Pastoral”. Percebeu-se que cada movimento, a seu modo, tenta integrar o Plano nas suas programações. Ficou o desafio para estudarem o material produzido na Diocese, particularmente no que se refere aos Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã e divulgarem a Revista Integração entre os seus membros. Também ficou o desafio de participarem dos momentos importantes da Diocese, tais como Romaria da Santa Cruz, Conselhos de Evangelização e Fóruns.
Como conclusão, a Coordenação de Pastoral apresentou o Projeto do Batismo a ser aprovado no Conselho de Evangelização e a proposta de trabalho para o Ano da Eucaristia (2019). Feita a avaliação, Dom Aloísio invocou a benção sobre os presentes, convidando-os a permanecem unidos na missão.
Autor: Pe. Roque Hammes