Notícias da São Sebastião Mártir -voltar-
Corpus Christi: agradecer e formar comunhão com Cristo e com os irmãos
Créditos foto: PASCOM/PSSM Full Width Post Format
A celebração de Corpus Christi ocorreu na manhã do último dia 15 de junho na Igreja Matriz São Sebastião Mártir com a presença de centenas de pessoas.
A preparação para este dia iniciou meses antes pelos jovens da nossa paróquia que, com muito entusiasmo e carinho, foram preparando os materiais necessários aos tapetes em parceria também com o grupo de escoteiros de Venâncio Aires. Na tardezinha da véspera, dia 14, teve início a confecção dos tapetes no interior da Igreja Matriz e na madrugada do dia 15 na parte externa da Igreja Matriz.
A Santa Missa, que teve início às 8h30min foi presidida pelo padre Beto Konzen. Em sua mensagem padre Beto comentou que desde os primeiros séculos do cristianismo havia uma preocupação com as pessoas enfermas que não podiam ir à comunidade. Como poderiam participar da Eucaristia se não podiam ir à comunidade? De outro lado os presos e perseguidos: como encorajá-los? A Igreja desde cedo se preocupou em levar a Eucaristia para que o Cristo pudesse chegar aos que estivessem em necessidade, na fraqueza, no sofrimento, no martírio na enfermidade, formando comunhão de Igreja.
Falando do nosso testemunho cristão padre Beto comentou que muitas vezes temos vergonha de demonstrar publicamente a nossa fé. "O cristão é aquele que dá testemunho de Cristo na sua vida pessoal e pública! O dia de hoje deve nos encorajar ainda mais a testemunharmos a nossa fé. A dizermos: sou cristão e católico, vivo a minha fé com alegria, pratico a Palavra de Deus, formo comunhão com a minha comunidade e com Cristo".
Mas a Eucaristia nos exige mais! Exige testemunho de comunhão. "Como podemos comungar num só pão e depois não mantermos a comunhão entre nós, como família, como comunidade, como sociedade? Formar comunhão é o grande desejo de Cristo. Como posso celebrar a Santa Missa, que é a ação de graças por Cristo ao Pai e em casa nem sequer agradecer o pão que tenho sobre a mesa, a saúde e a vida? A Eucaristia é a grande ação de graças que a Igreja faz em Cristo ao Pai, onde eleva toda a vida do cristão como ação de graças por Cristo, com Cristo e em Cristo ao Pai. A Eucaristia é um sinal profético para um mundo que se fecha sobre si mesmo, que cria muros e fronteiras. A comunhão em Cristo faz romper todos os muros e fronteiras para nos irmanarmos em uma só família. Vivo esta comunhão?" perguntou padre Beto.
Logo após a Santa Missa ocorreu a procissão pelas ruas da cidade, terminando com a bênção final em frente à Igreja Matriz São Sebastião Mártir.

Mais imagens na Galeria de Imagens.

Autor: Pe. Marcelo Carlesso