Notícias da Nossa Senhora de Czestochowa -voltar-
Dom Feliciano festeja Padroeira
Full Width Post Format
O dia 15 de agosto é feriado municipal em Dom Feliciano. A razão é a festa de Nossa Senhora da Assunção, quando a cidade festeja a sua padroeira Nossa Senhora de Czestochowa, também conhecida como Nossa Senhora do Monte Claro. Vale destacar que a Igreja de Dom Feliciano foi elevada à condição de Santuário pelo Bispo Dom Sinésio na passagem do milênio.
“O quadro milagroso da Madona Polonesa, pintado em madeira, é considerado uma das mais antigas imagens da Mãe de Deus. Segundo a lenda, ele foi pintado em Jerusalém por São Lucas, quando Maria ainda viva, no tampo de uma mesa feita por São José. Contam os historiadores que a sagrada efígie foi encontrada por Santa Helena, que a deu de presente a seu filho, o imperador Constantino e que esta relíquia permaneceu no palácio imperial de Constantinopla até o ano de 431”.
Em 2018, a missa festiva do dia 15 de agosto, com a igreja totalmente lotada, teve a participação do Vigário Geral, padre Zeno Rech e dos padres Silvino Hammes, Marcelino Sivinski, Pedro Rockenbach e Fabrício Niederle, além do pároco, Pe. Tomasz Junuszewski.
Depois da missa aconteceu a bênção dos objetos, das sementes e bênção da saúde. Ao meio dia foi servido um saboroso almoço e, na parte da tarde, seguiram os festejos com brinquedos para as crianças, visita às tendas e animação musical.
Autor: Pe. Roque Hammes