Bioma AMAZÔNIA
Localização: A Amazônia, maior bioma do Brasil, ocupa 61% do território nacional – formado pelos estados da região norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima, Rondônia e Tocantins. A Lei número 1806, de 1953, inseriu neste bioma parte dos estados do Mato Grosso e Maranhão, criando a Amazônia Legal.
A Panamazônia (países que tem a floresta amazônica) transcende os limites brasileiros e está também no território da Colômbia, do Peru, da Venezuela, do Equador, da Bolívia, do Suriname, da Guiana Francesa e da Guiana Inglesa.
Extensão aproximada: 5.217.423 km2.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS E BIODIVERSIDADE
A Amazônia é a maior reserva de biodiversidade do mundo e o maior bioma do Brasil. O bioma Amazônia é dominado pelo clima quente e úmido e por florestas. Possui a maior rede hidrográfica de água doce do mundo - a Bacia Amazônica - que escoa 20% do volume de água doce do mundo. Seu principal rio é o Amazonas. Possui em seu subsolo o aquífero Alter do Chão. E, além disso, o vapor de água que produz propicia as chuvas da Região Centro-oeste, Sul e Sudeste do Brasil.
A vegetação característica do bioma Amazônia é de vegetação florestal muito rica e densa, com árvores altas. Cerca de 2.500 espécies árvores formam a maior reserva de madeira tropical do mundo. Além disso, estima-se que esse bioma abrigue mais da metade de todas as espécies vivas do Brasil. São mais de 4.200 espécies animais.
PROBLEMAS DO BIOMA AMAZÔNIA
Um dos principais problemas do bioma Amazônia é o desmatamento ilegal e predatório. Madeireiras instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores nobres. Há também fazendeiros que provocam queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de soja).
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/2016) houve redução no processo de desmatamento da Amazônia, contudo, ainda continua e são mais de 700.000 km2 de desmatamento que continua a crescer. Não há fiscalização suficiente, tanto nas fronteiras quanto no interior da Amazônia.
Além do mais, nesta região vivem aproximadamente 24 milhões de pessoas, sendo que 80% delas vivem nas áreas urbanas, sem saneamento básico com atendimento precário de saúde e outras dificuldades.
Outro problema da Floresta Amazônica é a biopirataria. Pela sua riqueza natural a Amazônia é alvo de enormes interesses internos e externos. Cientistas estrangeiros entram na floresta, sem autorização de autoridades brasileiras, para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias, registrando patente e depois lucrando com isso. O grande problema é que o Brasil teria que pagar, futuramente, para utilizar substâncias cujas matérias-primas são originárias do nosso território. A cobiça é enorme pela água, pelos fármacos, pelas essências, pelos minérios, etc.