Artigos e Notícias voltar
Papa Francisco nomeia bispo para Rio Grande

Créditos foto: cnbb.org.br

O papa acolheu no último dia 17 de fevereiro o pedido de renúncia apresentado por dom José Mário Stroeher, em conformidade com o cânon 401 parágrafo 1, do Código de Direito Canônico. Na mesma data, nomeou padre Ricardo Hoepers (foto à esquerda), bispo da diocese de Rio Grande (RS). Atualmente, padre Hoepers estava como pároco da paróquia Santo Agostinho e diretor comunitário do Studium Theologicum Claretiano em Curitiba (PR).
Padre Ricardo Hoepers é natural de Curitiba. Nasceu em 16 de dezembro de 1970. Filho de Francisco Hoepers e Doraci dos Santos Hoepers. Ingressou no Seminário Arquidiocesano São José aos 19 anos. Cursou Filosofia na Universidade Federal do Paraná e Teologia no Studium Theologicum. Recebeu a ordenação presbiteral em 31 de janeiro de 1999. 
Possui especialização e mestrado Bioética. É doutor em Teologia Moral para Accademia Alfonsiana de Roma. Na trajetória como padre, foi diretor da Faculdade de Filosofia da arquidiocese de Curitiba (2002-2003), coordenador geral do clero (2005 a 2008), membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultadores, assessor eclesiástico da pastoral da Pessoa Idosa, no regional Sul 2 da CNBB. É autor do livro “Teologia Moral no Brasil: um perfil histórico”. 

Autor: CNBB
Fonte: cnbb.org.br
Últimas Notícias da Diocese