Artigos e Notícias voltar
Sede Vacante: Rezemos para que Deus envie um novo Bispo!

Créditos foto: PASCOM

Vá em frente, Dom Canísio!

Santa Cruz do Sul se despediu de seu bispo, Dom Canísio! Agora ele é Bispo da Diocese de Sinop, MT. Para nós, que tivemos a graça de tê-lo como nosso pastor durante cinco anos e meio, ficam as lembranças de um bispo que é “gente como a gente”. Afinal de contas, ele é natural desta Diocese, seus familiares continuam morando na região, e ele foi colega de seminário de muitos dos atuais padres. 
Como os outros mortais, Dom Canísio tem seus passatempos favoritos, que, no seu caso, são futebol, bocha e pescaria. Tem o seu grupo de amigos com quem gosta de se encontrar para compartilhar alegrias e tristezas, além de saborear uma boa refeição e jogar uma canastra. Preocupa-se com a missão da Igreja. Adotou como um dos seus motes preferidos o convite do Papa Francisco a sermos uma “Igreja em saída”. Prima pela comunhão na Igreja, estando sempre disponível para participar de reuniões de bispos e padres. Ousado na pastoral e prudente nas questões administrativas e doutrinárias, é suficientemente humilde para pedir ajuda nas tarefas que não lhe são muito familiares. Por ter a convicção de que o futuro da humanidade e, por extensão da Igreja, passa pela família, tem um carinho particular pela Pastoral Familiar e também pela Pastoral Vocacional.
É deste bispo que Santa Cruz do Sul está se despedindo. 
Fiel ao seu espírito missionário, Dom Canísio aceitou o desafio de deixar para trás familiares e amigos e ir evangelizar nas terras do Mato Grosso. Está indo com o mesmo ânimo com que aportou em Santa Cruz do Sul no inverno de 2010 (mês de julho). Não lhe pesa arrumar as malas e deixar para trás o conforto encontrado nesta região. O que lhe pesa, sim, é o fato de ter que abandonar projetos que arquitetou para a Diocese de Santa Cruz do Sul ao longo do período em que aqui esteve e que não conseguiu concluir. Por isso ele teria desejado permanecer mais alguns anos em Santa Cruz do Sul.
Dom Canísio vai! Nós ficamos!
Apesar do choque inicial que sentimos ao receber a notícia da sua transferência, sabemos que a caminhada da Igreja não depende, exclusivamente, da sua hierarquia. Mesmo reconhecendo a importância do Papa, do Bispo e do Padre, quem realmente faz acontecer a Igreja são as comunidades cristãs. É lá que a fé é conservada e alimentada. É lá que as pessoas rezam, celebram os sacramentos e aprofundam a Palavra de Deus. 
Claro que tudo fica mais fácil quando se conta com o aval e incentivo da hierarquia. Por isso nos alegramos com um Papa como Francisco e um Bispo como Canísio. Mas sabemos que nem todos os papas são “Francisco” e nem todos os bispos são “Canísio”. Recentemente tivemos o Papa Bento XVI e o Bispo Sinésio. Eram diferentes, mas não menos importantes para a caminhada da Igreja. Nosso próximo bispo vai ser diferente do Canísio, mas nem por isso precisamos nos sentir perdidos. O que desejamos, sim, é que a vinda deste Bispo não demore muito, e que ele venha revestido com o manto do Bom Pastor. 
A ti, Dom Canísio, dizemos com sinceridade: Obrigado pelo testemunho de fé e de  humildade que nos deixa. Obrigado pela amizade e pelo trabalho realizado. Vá em frente, com “a mão no arado e sem olhar para trás” (Lc 9,62). Seja feliz na missão em Sinop e continue a interceder e rezar por nós!


Pe. Roque Hammes
Assessor de Comunicação da Diocese

Últimas Notícias da Diocese