Artigos e Notícias voltar
Bispo se reúne com pastorais e movimentos

Créditos foto: PASCOM

Na terça-feira, dia 11 de outubro, Dom Aloísio Dilli se encontrou com os coordenadores dos movimentos de Igreja e dos setores de pastoral que estão organizados dentro da Diocese de Santa Cruz do Sul. Participaram 28 pessoas, representando três movimentos, o Setor da Juventude, a Ação Social Diocesana e 17 pastorais.
Sob a coordenação do Pe. José Renato Back, cada participante foi convidado a partilhar o seu trabalho e falar do setor que estava representando. A partilha começou às 09 horas da manhã e se estendeu até 14 horas, com um intervalo para o almoço. Destacou-se a existência de muita vida no trabalho de cada grupo, sem deixar de apontar as fragilidades presentes na Diocese. 
Depois que os grupos se expressaram, Dom Aloísio fez uma análise do que ele conseguiu captar. Lembrando que 11 de outubro é o dia de São João XXIII, “o Papa que ousou convocar o Concílio Vaticano II”. Como grande avanço do Concílio, Dom Aloísio destacou a afirmação de Igreja Comunhão. Por isso é importante investirmos na promoção da Igreja Comunhão, onde cada batizado tem um importante papel a cumprir. As pastorais e os movimentos acentuam alguns aspectos para a edificação da Igreja. No seu conjunto, elas devem promover a liturgia, a catequese e a caridade. Se um destes aspectos fica fragilizado, a Igreja está penando.
Antes de concluir o encontro, os participantes foram desafiados a se integrarem de corpo e alma no processo da 12ª Assembleia de Pastoral que acontecerá nos dias 14 e 15 de novembro. 

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese