Artigos e Notícias voltar
Importantes decisões marcarão os 57 anos da diocese de Santa Cruz do Sul.

Créditos foto: PASCOM

Neste dia 15 de novembro a Diocese de Santa Cruz do Sul completa 57 anos de fundação. A Diocese de Santa Cruz do Sul foi desmembrada da Diocese de Porto Alegre e criada pelo Papa João XXIII através da bula "Quandoquidem Servatores" assinada por ele em 20 de junho de 1959, como sufragânea da Arquidiocese de Porto Alegre. Em 13 de abril de 2011 a Diocese de Santa Cruz do Sul passa a pertencer à nova Arquidiocese de Santa Maria, com sede na cidade de Santa Maria, cujo Arcebispo é Dom Adelar Rubert.
Atualmente a Diocese de Santa Cruz do Sul é formada por 51 paroquias e abrange um território de 15.998,4 km². Uma população total de 572.639 habitantes (IBGE 2010). Destes 77,9% são de fé católica.
Celebrando os 57 anos da criação da Diocese de Santa Cruz do Sul é que desde o dia 14 de novembro cerca de 360 lideranças estão reunidas em Assembleia Diocesana fazendo eco às contribuições surgidas nas Assembleias Paroquias e Comunitárias em busca de caminhos para a evangelização diocesana nos próximos quatro anos, através do Plano de Pastoral e das Prioridades Diocesanas.
Foi indicado no primeiro dia da assembleia através dos grupos e das reflexões do ver e do julgar alguns apelos muito fortes: 1º Apelo forte à conversão em vista da caridade com todas as pessoas que necessitem, unindo mais oração e ação em vista da promoção da dignidade da pessoa humana em todas as suas situações existenciais. 2º Forte apelo à Iniciação à vida Cristã, com destaque para a juventude, para a família, para a formação de novas lideranças, buscando sempre a comunhão e a unidade diocesana. 
Padre Décio Walker, refletiu por um tempo sobre os aspectos da iniciação à vida cristã e a necessidade de a vida ser impregnada pelos valores do Evangelho, passando a ser mais evangelizadora do que sacramentalizadora, preparando para a vida e não somente para a recepção de um sacramento. Isto exigirá uma responsabilidade e um protagonismo cada vez maior da comunidade como um todo e não somente da catequista, pois toda a comunidade deverá estar a serviço da Iniciação à vida cristã.
No final do dia conheceremos as novas prioridades diocesanas. Também a Santa Missa na Catedral São João Batista, às 16hs, marcará o encerramento da 12ª Assembleia Diocesana.

Autor: Pe. Marcelo Carlesso
Últimas Notícias da Diocese