Artigos e Notícias voltar
Luteranos e Católicos comemoram a Reforma Luterana

“Para que todos sejam um” (João 17.20)

Padres e Pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, aqui no Vale do Taquari têm uma belíssima caminhada ecumênica. Há cerca de trinta anos realizam encontros periódicos de reflexão, estudo, oração  e confraternização. Também nossas comunidades fazem parte da caminhada ecumênica: Celebrações da Semana de Oração pela Unidade Cristã acontecem a cada ano em muitas comunidades. Além disso, em 2009, celebramos juntos os dez anos da Declaração Conjunta da Doutrina da Justificação por Graça e fé, e celebramos por quatro vezes a Campanha da Fraternidade Ecumênica.
Neste ano estamos comemorando conjuntamente os 500 anos da reforma. Vamos realizar uma grande “Celebração Ecumênica: Luteranos e Católicos comemorando os 500 anos da reforma”. A celebração envolverá as Dioceses de Santa Cruz do Sul e de Montenegro e os Sínodos Vale do Taquari, Centro-Campanha-Sul e Nordeste Gaúcho.
Convidamos você, sua família e comunidade a se mobilizar e participar desta grande celebração histórica que acontecerá no dia 01 de outubro de 2017, no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela. Participe!

Porque “o que nos une é maior do que o que nos separa”. Papa João XXIII



PROGRAMAÇÃO DO DIA
8h30min: Encontro e acolhida no Parque Princesa do Vale
9h: Caminhada até o Centro Comunitário Cristo Rei
9h30min: Celebração Ecumênica – Luteranos e Católicos comemorando os 500 anos da reforma
11h: Programação cultural: Orquestra Jovem do SESI
11h30min: Confraternização (Almoço partilhado. Pedimos que cada participante traga um lanche para a refeição comunitária)


Promoção: Fórum Ecumênico do Vale do Taquari
Participação: Sínodos Vale do Taquari, Centro-Campanha-Sul e Nordeste Gaúcho e Dioceses de Santa Cruz do Sul e Montenegro


O TESTEMUNHO DA UNIDADE
"Não peço somente por estes, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste" (João 17,20-21).

A REFORMA

A reforma do século XVI aconteceu através da busca de Martim Lutero por um Deus gracioso. Ele o encontrou no Evangelho de Jesus Cristo, especialmente na sua crucificação e ressurreição. Foi lendo a carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, que ele descobriu que a pessoa é justificada, aceita, por Deus por sua graça, mediante a fé: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus” (Romanos 1,17).

TRANSFORMAÇÕES E CONFLITOS
A reforma trouxe grandes transformações à Igreja e por meio destas, também muitos benefícios a toda a Igreja Cristã. Por outro lado, trouxe também muitas dores. A reforma tornou-se um grande conflito à medida que as ideias de Lutero contrastaram com a prática da Igreja do seu tempo.
Tanto os benefícios da reforma, quanto as feridas permearam os últimos cinco séculos da Igreja Cristã. Por um lado nos alegramos por sermos aceitos por Deus por sua graça, por outro, sofremos com as divisões ocorridas entre nós. Muitos casamentos deixaram de acontecer, muitos preconceitos entre luteranos e católicos marcaram as relações, muitos conflitos e divisões surgiram.

CELEBRANDO OS 500 ANOS DA REFORMA
Em 2017, nós cristãos católicos e luteranos, queremos olhar de maneira mais adequada para a reforma. Queremos que o evangelho de Jesus Cristo esteja no centro, que ele seja comunicado às pessoas para que o mundo creia que Deus deu a si mesmo à humanidade e nos chama à comunhão consigo e com a sua Igreja. A verdadeira unidade da Igreja só pode existir como unidade na verdade do evangelho de Jesus Cristo.
Ao mesmo tempo que nos alegramos com o Evangelho de Cristo, queremos olhar criticamente para o nosso passado e nosso presente. Nós certamente não fomos sempre fiéis ao evangelho. Muitas vezes falhamos no nosso modo de ser e, não raro, obstruímos o caminho da boa nova da graça divina.
Este ano comemorativo nos coloca diante destes desafios: a purificação e a cura das memórias e a restauração da unidade cristã, conforme a verdade do evangelho de Jesus Cristo. O que nos une é maior do que o que nos divide.

DO CONFLITO À COMUNHÃO: 5 COMPROMISSOS
Com corações agradecidos, passando do conflito à comunhão, testemunhamos conjuntamente que somos UM em Cristo e convidamos luteranos e católicos para que sejam ousados, alegres, criativos e esperançosos:
1. No fortalecimento do que temos em comum e nos une, partindo sempre da perspectiva da unidade e não da perspectiva da divisão;
2. No deixar-se transformar continuamente pelo encontro com o outro e pelo testemunho mútuo da fé;
3. No comprometimento pela busca da unidade visível para compreendermos o que isso significa em termos concretos;
4. Na redescoberta conjunta da força do evangelho de Jesus Cristo para o nosso tempo;
5. No testemunho conjunto da graça de Deus através da pregação e do serviço.

Últimas Notícias da Diocese