Artigos e Notícias voltar
Gaudete et Exsultate - sobre a santidade no mundo contemporâneo

O Papa Francisco sublinha, na exortação apostólica "Gaudete et Exsultate", divulgada nesta segunda-feira, que a santidade é para todos e que Deus "quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa".

O Vaticano divulgou, esta segunda-feira, a exortação apostólica "Gaudete et Exsultate" - "Alegrai-vos e Exultai", dedicada à santidade no mundo contemporâneo.

Francisco explica que esta exortação "não é um tratado sobre a santidade, com muitas definições e distinções”, mas que tem por objetivo "fazer ressoar, mais uma vez, a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades".

A exortação incentiva os católicos a “não ter medo”, “nem vergonha de ser santo”, com vários exemplos da vida quotidiana: “Por exemplo, uma senhora vai ao mercado fazer as compras, encontra uma vizinha, começam a falar e… surgem as críticas. Mas esta mulher diz para consigo: 'Não! Não falarei mal de ninguém'. Isto é um passo rumo à santidade. Depois, em casa, o seu filho reclama a atenção dela para falar das suas fantasias e ela, embora cansada, senta-se ao seu lado e escuta com paciência e carinho. Trata-se doutra oferta que santifica. Ou, então, atravessa um momento de angústia, mas lembra-se do amor da Virgem Maria, pega no terço e reza com fé. Este é outro caminho de santidade. Noutra ocasião, segue pela estrada fora, encontra um pobre e detém-se a conversar carinhosamente com ele. É mais um passo.“

Francisco recheia o texto com dezenas de exemplos da vida de santos de várias épocas e contextos, alertando para duas heresias que falsificam a santidade: o gnosticismo e o pelagianismo.

O Papa nota que as bem-aventuranças e as obras de misericórdia são a grelha de conduta para a santidade, mas que “o mundo propõe-nos o contrário: o entretenimento, o prazer, a distração, o divertimento", dizendo-nos "que isto é que torna boa a vida".

"O mundano ignora, olha para o lado… O mundo não quer chorar: prefere ignorar as situações dolorosas, cobri-las, escondê-las", enfatiza Francisco.


Frases marcantes da Exortação "Gaudete et Exsultate":

“Se não cultivarmos uma certa austeridade, se não lutarmos contra esta febre que a sociedade de consumo nos impõe para nos vender coisas, acabamos por nos transformar em pobres insatisfeitos que tudo querem ter e provar.”

“Tudo se enche de palavras, prazeres epidérmicos e rumores a uma velocidade cada vez maior; aqui não reina a alegria, mas a insatisfação de quem não sabe para que vive.”

“Todos, mas especialmente os jovens, estão sujeitos a um zapping constante. É possível navegar simultaneamente em dois ou três visores e interagir ao mesmo tempo em diferentes cenários virtuais. Sem a sapiência do discernimento, podemos facilmente transformar-nos em marionetes à mercê das tendências da ocasião.”

“Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração.”

“Não pensemos que [o diabo] é um mito, uma representação, um símbolo, uma figura ou uma ideia. Este engano leva-nos a diminuir a vigilância, a descuidar-nos e a ficar mais expostos. O demônio não precisa de nos possuir. Envenena-nos com o ódio, a tristeza, a inveja, os vícios.”

“A defesa do inocente nascituro, por exemplo, deve ser clara, firme e apaixonada, porque neste caso está em jogo a dignidade da vida humana, sempre sagrada, e exige-o o amor por toda a pessoa, independentemente do seu desenvolvimento.”

“Muitas vezes ouve-se dizer que, face ao relativismo e aos limites do mundo atual, seria um tema marginal, por exemplo, a situação dos migrantes. Alguns católicos afirmam que é um tema secundário relativamente aos temas ‘sérios’ da bioética.”

Fonte: www.rr.sapo.pt
Últimas Notícias da Diocese