Artigos e Notícias voltar
56º Assembleia Geral da CNBB reúne episcopado brasileiro em Aparecida

Créditos foto: Leandro Padilha

Desde a última quarta-feira, 11 de abril, os Bispos do Brasil estão reunidos em Aparecida para a 56º Assembleia Geral da CNBB. Dom Aloísio Dilli (foto) participa também desta Assembleia junto com os colegas Bispos do Rio Grande do Sul.
O tema central da 56 ª Assembleia Geral da CNBB – Formação de novos presbíteros – ocupará grande parte dos trabalhos desta Assembleia. 
A Assembleia conta, até o momento, com 45 assuntos na pauta geral do evento, de acordo com Dom Orlando. “Serão 10 dias de muito trabalho cansativo, mas que trarão grandes alegrias porque na Assembleia nós avaliamos toda a pastoral da Igreja no Brasil, e também se projeta o futuro dessa pastoral”. Dom Darci afirmou que o ordenamento das novas comunidades, questões ligadas a casais de segunda união, o Ano do Laicato e a atual conjuntura política do Brasil são parte dos assuntos que serão discutidos pelos bispos.
Os trabalhos da Assembleia serão divididos em quatro sessões, sendo duas pela manhã (9h15 às 12h45) e duas à tarde (15h40 às 19h30). Todos os dias serão realizadas coletivas de imprensa às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia para exporem os temas trabalhados durantes as sessões matutinas.

Retiro dos Bispos
Com um total de 320 bispos ativos e 169 eméritos – totalizando 489 bispos —, o episcopado participará também de um retiro. Marcado para o dia 14 de abril, o retira será concluído no dia 15 às 11h, com uma missa no Santuário de Aparecida. O pregador será Dom José Azcona Hermoso OAR, bispo prelado emérito de Marajó (PA). A cerimônia de encerramento da Assembleia será realizada no Centro de Eventos, dia 20 de maio.
“É uma riqueza imensa, cada bispo traz a sua realidade eclesial, a sua igreja, com o seu rosto próprio. É muito bonito porque nos encontramos, nos fortalecemos e trocamos experiências – os desafios e também as vitórias uns dos outros. (…) Além de estudo e troca de experiência, é uma oportunidade de também rezarmos juntos”, observou Dom Darci.

Fonte: www.cancaonova.com
Últimas Notícias da Diocese