Artigos e Notícias voltar
Dom Sílvio: Bispo por causa do Evangelho

Créditos foto: Reprodução/internet

Na tarde do domingo, dia 22 de julho, no Sindicato dos Metalúrgicos de Charqueadas, Dom Jaime Spengler, ladeado por 15 bispos e dezenas de presbíteros, ordenou bispo ao Pe. Sílvio Guterres Dutra, de 51 anos de idade e 25 anos de padre. 
Nascido em Encruzilhada do Sul, terra de Dom Feliciano Prates que foi o primeiro bispo do Rio Grande do Sul, Dom Silvio cresceu em Charqueadas onde despertou ao sacerdócio e recebeu a ordenação sacerdotal. 
Estudou no seminário de Gravatai e cursou filosofia e teologia em Viamão.Nos anos de 1999 a 2001 fez mestrado em Roma e, em abril deste ano, foi nomeado bispo da Diocese de Vacaria, onde tomará posse no domingo, dia 05 de agosto. 
Fiel às suas origens de família sem terra e migrante, Dom Sílvio assumiu o episcopado "por causa do Evangelho de Jesus Cristo". Em sua experiência sacerdotal acumula o trabalho em várias paróquias, formação de seminaristas, coordenação de pastoral, professor de Teologia Pastoral e trabalho com os recicladores de lixo em Viamão, onde aprendeu que "quem recicla o lixo, recicla o mundo".

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese