Artigos e Notícias voltar
Família: Espaço para viver a vocação leiga

Créditos foto: Reprodução / Internet

Estamos no mês das Vocações.
Um dos espaços privilegiados onde os cristãos leigos e leigas vivenciam a sua vocação, é a família. Por isso, a Igreja Católica no Brasil dedica a segunda semana de agosto à reflexão e oração sobre a família.
Em sintonia com o IX Encontro Mundial das Famílias a se realizar na Irlanda nos dias 21 a 26 de agosto, foi escolhido o tema: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. A frase motivadora é do Papa Francisco: “Sinta-se chamado a cuidar com amor da vida das famílias, porque elas não são um problema, são sobretudo uma oportunidade”.
A Pastoral Familiar da Diocese de Santa Cruz do Sul preparou um rico material que está servindo de subsídio para toda as dioceses do Rio Grande do Sul e que foi amplamente distribuído em todas as paróquias da Diocese. Uma das propostas concretas é a instalação do “cantinho de Deus” nas cassas, onde deve estar a cruz de Cristo, a Palavra de Deus e uma galheta com água benta. Dom Aloísio escreveu uma bela oração que acompanha o material.
É importante destacar que, apesar de todos os problemas que afetam as famílias, elas continuam a ser o privilegiado berço de onde desabrocham todas as vocações. Por isso, renovamos o convite a todas as pessoas: vamos nos integrar na programação da Semana Nacional da Família. Aproveitemos esta semana para um momento de confraternização e/ou oração com todos os membros da família. Quem sabe, o próprio Dia dos Pais, poderá servir para isto.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese