Artigos e Notícias voltar
Leigos organizam Escola de Fé e Cidadania

Créditos foto: Valdemir Nunes

No sábado, dia 10 de agosto, no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio, foi dado início à “Escola de Fé, Evangelização e Cidadania”, organizada pelo Conselho Diocesano de Leigos. Na abertura estiveram presentes Dom Aloísio Dilli e Frei José Bernardi.
Num primeiro momento foi feita a apresentação dos integrantes do Conselho Diocesano de Leigos, que se disseram felizes com a recepção que a proposta da Escola teve junto aos leigos das paróquias. Dom Aloísio Dilli parabenizou o grupo, destacando que, no espírito do Concílio Vaticano II, “juntos somos o Povo de Deus. Tem momentos em que o Bispo vai à frente. Outros momentos é o padre que vai à frente. Outros momentos o leigo toma a dianteira. Juntos construímos o Reino de Deus. O papel do leigo é dentro da realidade do mundo”.
Frei José Bernardi agradeceu a bela parceria que existe entre ESTEF e Diocese de Santa Cruz do Sul. Destacou a importância do curso dentro da sociedade polarizada e dividida que nos coloca uns contra os outros, incentivando a violência e banalizando a vida.
Em nome da coordenação de Pastoral, Pe. Roque Hammes destacou a oportuna realização do Curso sobre o Ensino Social da Igreja, no ano em que a Diocese de Santa Cruz do Sul está comemorando 60 anos de criação e instalação. “Temos que resgatar a história e valorizar aquilo que foi escrito pelos bispos da Diocese desde Dom Alberto Etges. Existem coisas muito preciosas que não podem ser relegadas ao esquecimento”.
Ao Frei Flávio Guerra coube a tarefa de assessorar o 1º encontro, fazendo uma introdução geral à Doutrina Social da igreja.
A próxima etapa da Escola será no dia 14 de setembro.

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese