Artigos e Notícias voltar
Dai-lhes Senhor o descanso eterno!

Créditos foto: Pe. Roque Hammes

Em 2019, nos 60 anos de instalação da Diocese de Santa Cruz do Sul, o Dia de Finados ganha um sentido especial. É o dia em que fazemos memória das milhares de pessoas que fizeram a história desta Diocese.
Fazemos memória de Dom Alberto Etges, nosso primeiro bispo, que foi ao encontro do seu Senhor no dia 8 de janeiro de 1996.
Fazemos memória dos padres que viraram lenda ou caíram no esquecimento, mas que ajudaram a dinamizar a fé, formar comunidades, animar a esperança das pessoas e espalhar a graça. Alguns deles morreram muito cedo (Pe. Ilfio Theisen faleceu em junho de 1973, antes de completar 4 anos de ordenação).
Fazemos memória das inúmeras irmãs e dos irmãos que trabalharam nos hospitais, nos colégios, seminários e paróquias, onde realizaram sua missão e desenvolveram o seu carisma.
Fazemos memória dos diáconos e das inumeráveis lideranças leigas que serviram a Igreja, lutaram nos sindicatos, nas associações e movimentos sociais e deram testemunho de sua fé em meio às realidades deste mundo.
Lembramos as mães, os pais, os avós e tios que alimentaram a chama da fé no coração da atual geração e puderam dizer no final da vida: “Combati o bom combate e guardei a fé”.
Lembramos também as milhares de crianças que morreram antes de atingir a idade da adolescência. Os cemitérios das comunidades registram a sua passagem com pequenas cruzes. Junto de Deus, elas estão unidas aos anjos para engrandecer o Senhor e cantar as maravilhas da criação.
Que as pessoas falecidas descansem em paz e intercedam por nós, junto do Altíssimo!

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese