Artigos e Notícias voltar
Jubileu é celebrado com gratidão, paixão e esperança

Créditos foto: Divulgação / PASCOM

Fracionado em diversas celebrações, o jubileu de ouro da Diocese de Santa Cruz do Sul foi marcado pela gratidão aos antepassados, paixão para assumir o presente e esperança no futuro. A inspiração vem do Papa João Paulo II por ocasião do grande jubileu dos dois mil anos do nascimento de Jesus Cristo e que foi retomada por Dom Aloísio Dilli no momento em que anunciou a celebração do jubileu dos 60 anos de criação da Diocese.
Oficializada no dia 15 de novembro de 1959, quando Dom Alberto Frederico Etges assumiu como 1º Bispo de Santa Cruz do Sul, a Diocese foi pastoreada por Dom Alberto Etges (1959 a 1986), Dom Aloísio Sinésio Bohn (1986 a 2009), Dom Canísio Klaus (2010 a 2019) e, atualmente, Dom Aloísio Alberto Dilli.
As celebrações do jubileu começaram no dia 20 de junho de 2019, com a festa de Corpus Christi e a celebração nas paróquias, passaram pela Romaria da Santa Cruz no dia 8 de setembro e pela celebração dos padroeiros nas comunidades e paróquias. A culminância aconteceu nos dias 15 e 17 de novembro, com a ordenação sacerdotal do Pe. Ezequiel Perin na paróquia São José do Sério e na celebração jubilar na catedral São João Batista.
A celebração na catedral foi presidida por Dom Aloísio Dilli e teve a participação dos bispos eméritos Dom Sinésio Bohn e Dom Gílio Felício, de 10 padres e pessoas de várias paróquias da Diocese que também vieram participar da ultreia do Cursilho de Cristandade. Ao final da celebração, por iniciativa do Conselho Administrativo da paróquia São João Batista, na entrada da catedral, foi descerrada uma placa em homenagem à Diocese pelos 60 anos. O destaque da celebração foi a homilia do Bispo, ressaltando a gratidão, a paixão e a esperança. 
Que venham outros 60 anos de feliz anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo, no intuito de que a Palavra de Deus se faça carne e que o povo busque a sua perfeição. 

Autor: Pe. Roque Hammes
Últimas Notícias da Diocese