Artigos e Notícias voltar
Pastorais Sociais do Regional Sul 3 reuniram-se em Porto Alegre

Créditos foto: Judinei Vanzeto

Na tarde desta terça-feira, dia 23 de junho, cerca de 30 pessoas engajadas nas Pastorais Sociais do Regional Sul 3 estiveram reunidas na sede do Regional em Porto Alegre a convite de Dom Canísio Klaus, Bispo da Diocese de Santa Cruz e Referencial da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, Regional Sul 3. Participaram coordenadores/as, e assessoras/as de quase todas as Pastorais Sociais organizadas nas quatro Províncias Eclesiásticas.
A reunião consistiu numa partilhar das nossas ações, projetos e vivências no regional e em prol de maior agilidade, fortalecimento e efetivação das ações proféticas e misericordiosas a Serviço da vida.  Para Esta reunião, explica Dom Canísio, “esta reunião teve como objetivo de acompanhar todas as ações que estão previstas para este ano e articular a unidade dentro de uma ação conjunta entre as Pastorais Sociais do Rio Grande do Sul. Existem muitas ações, mas nem sempre um espaço para partilhar e nos encorajar cada um dentro de sua missão”, contou. 
A Igreja tem um potencial transformador dentro da sociedade em vista da justiça, da paz e da solidariedade. “As Pastorais Sociais tem uma ação concreta e ampla, mas nem sempre visível e essas reuniões são para partilhar e animar a todos na missão, pois Jesus esta presente na ação de cada um”, salientou Dom Canísio. 
Para Edison Costa, colaborador com o fórum das Pastorais Sociais, a dinâmica da reunião teve como pano de fundo a “finalidade de unir os esforços e desafios. Dentro dos desafios encontra-se a força da espiritualidade que perpassa as pastorais sociais. É a oração que nos motiva a estar trabalhando nas mais diversas realidades, como, por exemplo, na Pastoral Carcerária, pessoas com HIV. Outro ponto é a formação que fortalece e une na ação. Temos formações especificas e formação em conjunto. Muitas das formações fazemos em conjunto. A ideia do conjunto é pensarmos os nossos desafios e vermos as saídas para juntos minimizar os esforços e maximizar o serviço”, reiterou.
De acordo com Waldir José Bohn Gass, Articulador das Pastorais Sociais do Regional Sul 3, “para mim essa reunião foi um momento de reanimação. A iniciativa de Dom Canísio em reunir as Pastorais Sociais está sendo muito importante para nós leigos, padres e religiosos que atuamos nas frentes sociais. Não estamos sozinhos na travessia. Cristo e toda a Igreja caminha unidade e apoiando todas as ações como comunidade unida e reunida em missão. Saiu com sentimento fortalecido para continuar a missão”, avaliou Gass. 

Autor: Judinei Vanzeto - Assessor de Imprensa do Regional Sul 3/CNBB
Últimas Notícias da Diocese