Artigos e Notícias -voltar-
Cursilho - GED Santa Cruz do Sul
Créditos foto: Divulgação/GED Full Width Post Format
Com muita alegria, nos dias 07 e 08 de setembro de 2019, no Seminário São José, em Santa Maria (RS) o GED Santa Cruz do Sul se fez presente para no Primeiro Encontro de Formação GER Sul 3 – RS 2  onde, como Movimento de Cursilhos de Cristandade atuante participamos de um excelente final de semana de formação, cujo Tema do encontro era “MCC em saída” e tinha como Lema “A hora dos Cursilhos”. A assessoria ficou por conta do Padre Xiko.
A tônica do encontro quanto à necessidade de Formação foi fundamental para que o Movimento de Cursilho, em sua atuação abrangente, esteja sempre se reciclando. Além do aprendizado, foi possível uma excelente integração com os irmãos que se fizeram presentes ao encontro, representando diversos GEDs, onde tivemos a oportunidade de trabalhos em grupo.
Formação é fundamental para qualquer atividade que se venha a exercer e o Cursilho, como movimento de Igreja em saída, deve ter a formação sempre presente em seu planejamento. Se tem algo que pode colocar em risco algum movimento, é quando deixamos de nos reciclar, caindo em um vazio de conteúdo ou quando se começa a fazer as coisas como “acho que deve ser assim”. Não podemos trabalhar com “achismos”, mas sim, à luz de diretrizes traçadas.
Falando da necessidade de Formação, quando olhamos o tripé do movimento de Cursilho (Ver, Discernir e Agir), poderíamos sintetizar o papel de cada um dentro do movimento conforme segue:
- Ver: Os GERs, GEDs e Setores devem buscar a formação de líderes (liderança evangélica) para a continuidade do MCC e não a estagnação e acomodação, enfatizando a criatividade sem perder a essência, além de firmar uma consciência comunitária, onde deve ser fortalecido a ideia de que não existe “meu cursilho” e também que não devemos ter “profissionais de mensagens (donos), mas testemunho comunitário;
- Discernir: Incentivar a formação integral do cursilhista, conduzindo-o a ser um cristão autêntico, cuja vida é um testemunho. Que cada cursilhista seja um cristão no ser, no saber, no anunciar e no agir. Transformar, de modo cristão, as pessoas para que, como cristãos, transformem os ambientes.
- Agir:  Muito bem reforçado pelo padre Xiko no encontro, devemos aprofundar dentro do Movimento o que é Querigmático e o que é Catequético. Procurar renovar as mensagens. Cuidar dos testemunhos para que não sejam de milagres, mas de ação transformadora e comprometida, coerente com a mensagem.
A Formação cristã nos ajuda a vivermos com fidelidade a vontade de Deus, tornando-nos cada vez mais capazes de vivermos uma fé comprometida, mesmo que nem sempre estritamente fiel, mas que, num esforço contínuo, buscamos a capacidade de discernir o que nos comove e nos move rumo ao desejo e à esperança de cumprirmos com retidão aquilo que Deus quer e espera de cada um de nós.
A Formação cristã não pode ser um privilégio de alguns, mas direito e dever de todos. Precisa ser abrangente. É um processo contínuo de aprofundamento da fé e conhecimento da realidade, de modo que a formação requer atualização permanente, segundo as Diretrizes da Igreja. Não devemos dar espaço ao improviso.
A Formação cristã é decisiva para a maturidade do cristão; é fundamental para o crescimento na fé, no compromisso e na fidelidade ao seguimento de Jesus.
As Escolas Vivenciais devem ser fortalecidas pois são nos encontros proporcionados pelas escolas que a reciclagem e a formação podem, e devem, acontecer, onde devem ser estudados / trabalhados as diretrizes para todo o MCC, onde a formação deve ser privilegiada, onde todos devem “falar a mesma língua” das diretrizes nacionais como Movimento de Cursilho.
Conforme bem lembrado pelo padre Xiko no encontro, o nosso querido e estimado Papa Francisco nos pede para que:  “Não esqueçam o carisma de vocês. Vocês nasceram para reunir os afastados. Afastados da alegria, da esperança e de Deus”.
Por ser um entusiasta da Formação; por acreditar que a Formação nos ajuda a sermos melhores Cristãos tendo em vista nos propiciar um melhor conhecimento sobre o que diz a nossa Igreja bem como nos auxilia a interpretar e compreender melhor a Palavra de Deus, destaco com alegria que o GED Santa Cruz do Sul, através de sua Diretoria, aprovou a 1ª Escola de Formação – MCC – SCS para todos que atuam no Cursilho cujo encontro tem data prevista para ocorrer nos dias 28 e 29-mar-2020 na casa de Retiros Loyola.
Finalizo parafraseando o padre Xiko que afirmou:  “o Cursilho é um movimento Eclesial e não somente de leigos” e, corroborando com essa afirmação, destaco: “A participação eclesial dos leigos e leigas estende-se à participação, com as pessoas de boa vontade, na vida social. São interpelados a assumir ativamente a vocação de serem sal da terra e luz do mundo (Mt 5, 13-14), ajudando na transformação da sociedade (CNBB, Doc. 105).
SHALOM.

Autor: Gualter Baptista Junior - Coordenação de Formação - GED - Santa Cruz do Sul(RS)