-voltar-

História da Paróquia São Pedro

A paróquia São Pedro, de Encantado, está localizada na região baixa do Vale do Taquari, região norte da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Encantado.

O nome de Encantado apareceu registrado pela 1ª vez no ano de 1856, no livro de registro paroquial nº38, na localidade de Santo Amaro, às folhas 540, registro 24. Houve também outra denominação dada pelos primeiros imigrantes que fundaram o vilarejo, chamando o lugar de "São Pedro de Encantado" ou "São Pedro de Valdástico", atribuído ao local de origem dos imigrantes que vieram da Itália, mas o nome Encantado foi o que predominou.

A colonização de Encantado começou em 1882, ano em que chegaram ali os primeiros colonos italianos. Foram os primeiros: Bratti, Lucca, Bonfanti, Fontana, Pretto, Peretti, Sanna, Dal Pasquale, De Nes, Fumagalli, Scartezini, Perri, entre tantos outros. Vieram também franceses: Lescaux, Buffet, Bouvier, Dalavier. E belgas: Gregoire. Neste tempo, casualmente, um padre jesuíta proveniente da Vila de Estrela. Desse tempo são os Padres Eugênio Steinnert, Germano Schleper, João Haltmeyer e Benedito Meienhofer, todos da então paróquia de Estrela.

Em 1887, graças à religiosidade do povo e à iniciativa do padre Eugênio Steinnert, de Estrela, teve início um movimento para a construção do primeiro templo católico. Foi concluída a primeira igrejinha de madeira, em terreno doado, sob a invocação de São Pedro Apóstolo. Localizada onde hoje se assenta o salão paroquial, uma quadra abaixo da atual Igreja Matriz.

Em 1888 foi inaugurada a primeira capela, enquanto que em 1896 tomou posse o primeiro pároco, o Pe. Domênico de Vicentini, enviado da Itália por João Batista Scalabrini, fundador da Congregação dos Missionários Scalabrinianos.

Em 1891, com a emancipação de Lajeado, Encantado tornou-se seu 2º distrito.

Em 1898, em terrenos doados por João Batista Lucca e Francisco Bigliardi, começou a construção de uma nova Igreja Matriz que foi inaugurada em 20 de setembro de 1904 pelo Bispo italiano João Batista Scalabrini, fundador dos Padres Missionários de São Carlos, que ainda hoje trabalham em Encantado. Mas antes mesmo da inauguração dessa igreja, o Pe. Máximo Rinaldi assumiu a paróquia até 1910. Em Encantado Pe. Rinaldi era conhecido por seu zelo apostólico e o processo de sua beatificação está em andamento na Itália.

Em 31 de março de 1915, Encantado foi elevando à categoria de Vila, ganhando sua emancipação de Lajeado.

Na década de 1920, chegaram os três primeiros sinos fundidos em bronze pela firma Daciano Colbachini e Filhos, de Pádua/Itália.

Em 13/9/1924, foi criada a Paróquia São Pedro, por Decreto de Dom João Becker. A pedra fundamental da atual igreja recebeu a bênção no dia 15 de agosto de 1928 e dois anos depois, a 22 de outubro de 1930 eram inauguradas as duas belíssimas torres, a nova fachada e parte do conjunto externo, o largo e a grande escadaria da Igreja Matriz. A 31 de maio de 1932, era inaugurada, após a bênção solene, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Já no ano seguinte, a 29 de outubro, era inaugurada a segunda gruta, de Santa Teresinha, com a bênção de imagem da santa que foi recebida em doação da Prefeitura Municipal.

Outra vez foi reformulada em 1955, pelo Pe. Florindo Ciman, que concluiu a reformulação. Em 1997 a parte interna da Igreja Matriz foi restaurada pelo irmão Lassalista Renato Köch.

Em 15 de julho de 2000 fez-se a solene instalação da réplica do Santo Sudário, vindo diretamente de Turim/Itália e colocado na capela lateral da Igreja Matriz São Pedro.

A paróquia São Pedro, em sua organização, conta com o Conselho de Assuntos Econômicos, Conselho Paroquial de Evangelização, Ministros da Palavra e Comunhão, Catequese, Renovação Carismática, Pastoral Familiar, Pastoral do Batismo, Pastoral dos Coroinhas, Pastoral Vocacional, Pastoral da Saúde, Pastoral da Juventude, Pastoral da Cáritas, Zeladoras das Capelinhas, Movimentos e Associações, Lideranças Leigas e Religiosas, que muito colaboram na evangelização da Comunidade Católica de Encantado. Contamos também com a participação atuante, especialmente entre os imigrantes, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

São Pedro
Encantado

Comarca Eclesiástica: Encantado 

Município: Encantado/RS 
Padroeiro: São Pedro 
Fundação: 1896 
Pároco: Pe. João Granzotto 
Vigário Paroquial: Pe. Hermes Pergher 
População: 20.510 habitantes (IBGE 2010) 
População Católica: 17.452 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS