Perspiciatis unde omnis iste natus
Perspiciatis unde omnis iste natus Perspiciatis unde omnis iste natus

História

A paróquia Santa Bárbara, de Encruzilhada do Sul, está localizada na região do Vale do Rio Pardo, região sul da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica Encruzilhada do Sul. 
Pelos idos do século XVIII, muitos peregrinos passavam pelo cruzamento de estradas que mais tarde veio se caracterizar no topônimo “encruzilhada”. Bandeirantes, criadores de gado, tropeiros, aventureiros e soldados, estimulados pela concessão de sesmarias, a partir de 1732, vieram para se estabelecerem - Leia Mais



Ratione voluptatem sequ.
Primeiro Retiro dos Cursilhistas
O domingo dia 4 de outubro, foi  marcante para o primeiro retiro do Grupo de Cursilhistas da Paróquia Santa Bárbara de Encruzilhada do Sul. O local escolhido foi o Clube dos ...
Ratione voluptatem sequ.
Jubileu de 25 anos de Vida Consagrada da Irmã Elizabete
No  dia 20 de dezembro aconteceu na comunidade Nossa Senhora do Carmo, da Linha Palma, interior de Encruzilhada do Sul, a missa  surpresa pelo Jubileu de Prata da Irm ...
Ratione voluptatem sequ.
Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida
Diante da grande devoção das pessoas em Nossa Senhora Aparecida, está acontecendo desde o dia 15 de agosto, a peregrinação da Imagem réplica, pelas comunidades do interior da ...
Ratione voluptatem sequ.
Paróquia Santa Bárbara em clima de festa
Iniciou no  dia 25 de novembro a novena em preparação à Tradicional Festa de Santa Bárbara. Com o tema: "Com Santa Bárbara sejamos instrumentos da paz" e o lema: "Felizes ...

Comunidades

A Paróquia Santa Bárbara, de Encruzilhada do Sul, possui 72 Comunidades constituídas e 01 lugar de Missa regular.

Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Cerro da Madeira
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A Igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida, situada na localidade de Cerro da Madeira, distante a 18 Km do centro da cidade, existe há cerca de 85 anos. Foi quando então o fazendeiro, dono das terras onde se encontra a igreja, diante da doença do único filho homem, que havia sido desenganado pelo médico, fez a promessa de enguer uma igreja caso o filho não viesse a falecer. Dado que, por milagre, o rapaz ficou curado, o pai da criança cumpriu a promessa e, ergueu essa imponente capela, onde mensalmente reza-se missa e acontecem encontros de oração do terço. É também a única igreja do interior da Paróquia Santa Bárbara a possuir um sino, de som maravilhoso e que chama os fiéis a cada encontro que acontece.



Missas todas as quarta quartas-feiras às 14 horas

 

Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes - Piquirizinho
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, distante  48 kilômetros da sede da Paróquia, existe a mais de 40 anos e concentrava-se junto  à escola da localidade. Com o fechamento da escola ocorrido  há 30 anos, as missas começaram a ser rezadas no armazém COLOM de propriedade do sr. Marcelino.  Durante muitos anos, nas festividades dedicadas à santa, realizava-se missa e homenagens junto ao arroio que cruza as proximidades denominado de Piquirizinho, daí o nome da localidade. Atualmente, com o pequeno número de moradores que ainda se encontram, as atividaddes se reduziram às missas que culminam com um delicioso café colonial.



Missas bimensais nas terceiras quartas-feiras às 14 horas.

 

Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Serrinha do Pinheiro
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A comunidade situa-se na Localidade denominada Serrinha do Pinheiro, distante 37 km da cidade de Encruzilhada do Sul. Reune cerca de 5 famílias que se encontram para as celebrações da eucaristia, junto a antiga escola municipal ou em uma casa situada no mesmo terreno



Missas bimensais nas terceiras quartas-feiras às 16 horas.

 

Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Vila Pinheiro
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida, é local de encontro e oração para as pessoas residentes na Vila Pinheiro. Situada a 23 km do centro da cidade de Encruzilhada do Sul.



Missas aos terceiros domingos do mês às 10 horas.

 

Comunidade Cristo Rei - Boqueirão
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

Uma bela igreja, distante 19 km da sede da Paróquia Santa Bárbara, onde mensalmente a comunidade Cristo Rei se encontra para as celebrações eucarísticas e  a oração do terço.



Missas terceiro domingo do mês às 14 horas.



 

Comunidade Padre Reus - Herval
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

Distante 28 km da sede da Paróquia, a comunidade  encontra-se às margens da estrada que leva à cidade de Dom Feliciano e tem por Patrono Padre Reus.  Embora com aparência de uma típica casa de fazenda, o local serviu como escola e hoje, concentra um bom número de famílias para as celebrações religiosas.



Missas terceiro domingo do mês às 10:30

 

Comunidade Nossa Senhora de Fátima - Passo da Capivara
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A comunidade Nossa Senhora de Fátima, fica a 35 km da matriz Santa Bárbara, situada nos limites entre os municípios de Encruzilhada do Sul e de Dom Feliciano. As celebrações acontecem na escola abandonada que se tornou o centro comunitário local.



Missa bimensal nas terceiras quintas-feiras às 14 horas

 

Comunidade Santo Antônio - Assentamento Farroupilha
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A Comunidade Santo Antônio do Assentamento Farroupilha, situa-se às margens da BR 471, distante a 15 Km do centro da cidade de Encruzilhada do Sul. Formada por famílias de assentados, é uma comunidade que possui das mais belas igrejas do interior da Paróquia. A igreja traz na parte externa do templo uma imagem do santo padroeiro  que resiste há décadas ao clima de umidade, às chuvas e principalmente aos constants ventos da região.



Missa no terceiro sábado do mês às 14 horas

 

Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Assentamento Farroupilha
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

Localizada às margens da BR 471, a comunidade Nossa Senhora Aparecida, encontra-se distante a 19 Km da cidade, junto a área do Assentamento Farroupilha.



Missa mensal no Segundo domingo  às 10:30

 

Comunidade São Francisco - Passo do Lajeado
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A comunidade fica a 24 Km da cidade, entre morros e junto ao arroio Lajeado que dá nome ao local.



Missa no Segundo sábado às 16 horas

 

Comunidade Nossa Senhora do Carmo - Palmas
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

Distante 34 Km da igreja matriz, Associação Palmas possui uma bela sede onde também são realizadas as celebrações da comunidade que possui Nossa Senhora do Carmo como sua padroeira.



Missa no quarto sábado às 9:30

 

Comunidade Santa Josefina Bakhita - Palmas
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

Local denominado de Quadra por ter sido uma área doada pela proprietária da fazenda, às famílias de escravos, na época da abolição. Hoje é composta por um grupo de 4 famílias residentes. Quadra ou Quilombos, por muito tempo teve por padroeira Nossa Senhora do Rosário. Depois de 22 de março de 2009, quando, numa celebração, lhes foi apresentada a história de Santa Josefina Bakhita, esta foi acolhida para ser a nova  padroeira da comunidade. As celebrações acontecem numa pequena sede da comunidade entre uma vasta natureza, onde ao lado da humilde capela localiza-se uma belíssima e frondosa árvore e de enorme significado. O Pau Brasil.



Missa no quarto sábado às 14 horas.

 

Comunidade Santa Cecília - Herval
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

Maior comunidade do interior da Paróquia Santa Bárbara, a comunidade Santa Cecília, situa-se a 47 Km do centro de Encruzilhada do Sul, na localidade denominada de Herval,  já pertencente ao município de Dom Feliciano. Anualmente no Quarto domingo do mês de agosto celebra-se a festa da comunidade, quando após a missa festiva acontece o almoço festivo no salão da comunidade e ao final do dia uma típica domingueira.



Missa no segundo domingo às 9 horas.

 

Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Serra dos Rosas
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A 37 km da Matriz, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida  encontra-se às margens da BR 471, na localidade denominada Serra dos Rosas. As celebrações da comunidade acontecem no prédio que antes era escola municipal de primeiro grau incompleto. Hoje é o local de encontros para as famílias que compõem a comunidade.



Missa nas quartas quintas-feiras às 14 horas.

 

Comunidade Sagrado Coração de Jesus - Chapada
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A Comunidade Sagrado Coração de Jesus, distante  47 Km da cidade, localiza-se no Serro dos Peixoto, popularmente conhecida como Chapada. A sede onde são rezadas as missas, é na verdade, sede da Associação de moradores da localidade: um CTG, que conserva o tradicionalismo gaúcho. Anualmente, por ocasião das festividades de 20 de setembro, é rezada no local a Missa Crioula, que reúne fiéis da cidade e de diferentes locais.


Missas no quarto sábado do mês às 16 horas.

 

Comunidade Nossa Senhora Aparecida - Passo da Cachoeira
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A comunidade Nossa Senhora Aparecida do Passo da Cachoeira, situa-se a 25 Km da cidade, junto à sede da Associação do Passo da Cachoeira.


Missa bimensal na primeira quinta-feira, às 14 horas

 

Comunidade Santa Rita - Corredor do Meio
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A comuniddae Santa Rita, do Corredor do Meio é das comunidades mais próximas da igreja matriz. Distante apenas 7,5 km, de colonização polonesa, mantém ainda muito presente as suas tradições nas comidas e bebidas típicas, bem como na religiosidade local.


Missa na segunda sexta-feira do mês às 19: 30h.

 

Comunidade Nossa senhora de Fátima - Rincão dos Bica
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

Distante a cerca de 47 km do centro da cidade de Encruzilhada do Sul, a comunidade Nossa Senhora de Fátima, localiza-se na região denominada de Rincão dos Bica, entre as divísas dos municípios de Encruzilhada do Sul e  Dom Feliciano.


Missa no terceiro domingo do mês às 14 horas

 

Comunidade Santa Bárbara - Dom Marcos
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A comunidade Santa Bárbara, única comunidade da paróquia a ter a mesma padroeira que a Igreja Matriz, fica na localidade de Dom Marcos, distante a cerca de 20 kmda cidade.


Missa na Terceira terça-feira do mês às 09:30 horas

 

Santa Bárbara
Encruzilhada do Sul

Comarca Eclesiástica: Encruzilhada do Sul

Município: Encruzilhada do Sul/RS

Padroeira: Santa Bárbara 

Fundação: 1837

Pároco: Pe. Rafael  Henrique Toillier

Vigário Paroquial: Pe. Joacir Meotti

População: 24.534 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 19.738 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS

Quarta-feira 18 horas com transmissão da rádio
Sábado 18 horas
Domingo 8:30 com transmissão da rádio
Primeira Sexta-feira do mês 15 horas missa do Apostolado da Oração





FOTOS

Festa do Divino 2015 com Intronização da Imagem de Aparecida
24/05/2015
Dia 24 de maio foi a data marcante para ficar na história da Paróquia Santa B...