Perspiciatis unde omnis iste natus
Perspiciatis unde omnis iste natus Perspiciatis unde omnis iste natus

História

A paróquia Santos Mártires das Missões está localizada no bairro de Linha Santa Cruz, cidade de Santa Cruz do Sul, vale do Vale do Rio Pardo. Pertence à Comarca Eclesiástica de Linha Santa Cruz. 
Dentro do seu território estão também o Seminário São João Batista, a Casa Amparo Fraterno, a APRES (sede social dos Padres) e o aeroporto Luiz Beck da Silva. É em Linha Santa Cruz que acontece, anualmente, a Romaria da Santa Cruz.A população da paróquia, estimada em aproximadame - Leia Mais



Ratione voluptatem sequ.
Paróquia de Linha Santa Cruz encaminha decisões da Assembleia Diocesana
Na noite da quinta-feira, dia 1º de dezembro, a paróquia de Linha Santa Cruz realizou uma assembleia para encaminhar as decisões da Assembleia Diocesana de Pastoral. Num primeiro ...
Ratione voluptatem sequ.
Bíblia une católicos e evangélicos
Em Linha Santa Cruz, o mês de setembro, é sinônimo de Estudo Ecumênico da Bíblia. Tudo começou em 2012, quando os pastores Élio Scheffler e Regene Lamb, junto com o padre Roq ...
Ratione voluptatem sequ.
Dom Aloísio faz envio de Ministros
Na noite da sexta-feira, dia 23 de setembro, em sua primeira visita oficial a Linha Santa Cruz, Dom Aloísio Dilli presidiu a cerimônia do envio de 40 ministros da Paróquia dos Sa ...
Ratione voluptatem sequ.
Linha Santa Cruz acolhe os romeiros
Num bonito dia de sol, a Paróquia dos Santos Mártires das Missões garantiu a infra-estrutura para a grande Romaria da Santa Cruz, acontecida no dia 11 de setembro. Mesmo não apa ...

Comunidades

A Paróquia Santos Mártires das Missões, de Linha Santa Cruz, possui 09 Comunidades constituídas e 04 lugares de Missa regular. Em cada comunidade existem ministros, catequistas, conselhos administrativos e animadores de liturgia.

Sagrada Família de Pinheiral
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A comunidade Sagrada Família de Pinheiral é a porta de entrada da paróquia para as pessoas que vem da grande Porto Alegre ou do Vale do Taquari. Localizada nas margens da RS 287, chama a atenção dos transeuntes por sua bela igreja construída em 1959. A capela anterior, que também serviu de escola, tinha sido inaugurada em 16 de fevereiro de 1914.
O caráter vocacional foi sempre marcante nesta comunidade, sendo que aí nasceram vários padres e vários (as) religiosos (as). Lembramos que o hoje bispo emérito  Dom Irineu Wilges é natural de Pinheiral.
Hoje, a comunidade possui 350 famílias cadastradas como ativas na comunidade. 



 

Nossa Senhora Auxiliadora de Boa Vista
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

Localizada nos altos de Santa Cruz do Sul, a comunidade Nossa Senhora Auxiliadora é uma das mais antigas da paróquia de Linha Santa Cruz. Em seu território foi rezada a primeira missa na nova colonia de Santa Cruz do Sul, no dia 19 de agosto de 1849, pelo padre João Batista de Motta Veloso. No local está preservada uma cruz "cujo ponto de referência originou o topônimo Santa Cruz".
O mais ilustre filho da localidade é Dom Alberto Frederico Etges, primeiro bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. Por isso, na frente da igreja, a comunidade colocou o busto de Dom Alberto, feito em bronze.
Hoje, a comunidade conta com 256 famílias inscritas como famílias ativas da comunidade. Um dos orgulhos da comunidade é o Coral Cruzeiro do Sul, que consta na lista dos melhores corais do município. É ele que promove, anualmente, a Festa do Colono e do Motorista, no dia 25 de julho.



 

Nossa Senhora Aparecida de Alto Boa Vista
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A primeira missa na localidade de Alto Boa Vista foi rezada no dia 03 de maio de 1961. A comunidade foi criada, oficialmente, no dia 02 de junho de 1981. A capela começou a ser construída em junho de 1962.
Em todo o território da comunidade a população não passa das 100 pessoas. Famílias católicas são 18.



 

Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Linha Antão
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Linha Antão  está situada às margens da rodovia que liga o distrito de Monte Alverne a Santa Cruz do Sul. Sua atual capela foi inaugurada no dia 08 de março de 1992. Ao lado da igreja tem um cemitério bastante antigo, que existia bem antes da comunidade.
Atualmente a comunidade tem 78 famílias dizimistas, sendo que as famílias católicas residentes na comunidade não chegam a 70.



 

São Jacó de Quarta Linha Nova Alta
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A comunidade São Jacó - "Heiliche Jakobus" - ou São Tiago, é uma das comunidades mais antigas da paróquia. Sua população é praticamente toda ela de origem alemã. A primeira capela foi construída em 1924. Em 1993 foi construído um pavilhão em frente à capela, sendo para isso constituída uma associação separada, integrada por católicos e evangélicos. Ao lado da igreja está o cemitériio, também já bastante antigo, e que é administrado por uma diretoria composta por católicos e evangélicos. A capela foi restaurada em 2013.
Atualmente a comunidade conta com 85 dizimistas. Moram na localidade 64 famílias católicas e 10 famílias evangélicas.



 

Santo Anjo da Guarda de Linha Nova
Perspiciatis unde omnis iste natus

 

A comunidade foi fundada em 1906, quando também iniciaram as obras de construção da sua capela (Livro Tombo da Paróquia, I, f. 40v). Funcionou como escola/capela enquanto estava ligada à paróquia. Em 1977 iniciaram-se as obras da atual capela, sendo que a antiga foi demolida no dia 02 de fevereiro de 1978. A atual capela foi inaugurada no dia 04 de junho de 1978. A pintura foi feita em 1983.
Hoje, moram na comunidade aproximadamente 100 famílias, das quais 90 são católicas.
Ao lado da Igreja está uma Escola de Ensino Fundamental Completo. Também está o campo de futebol e o ginásio de esportes. Em frente à igreja está o cemitério católico, relativamente novo, e que substituiu o antigo cemitério dos Dick.



 

Santo Antonio de Linha Nova
Perspiciatis unde omnis iste natus

 



 

São Francisco Xavier de Linha João Alves
Perspiciatis unde omnis iste natus

 



 

Santos Mártires das Missões de Linha Santa Cruz
Perspiciatis unde omnis iste natus

 



 

Núcleo Sagrada Família - Linha Antão

 



 

Núcleo de Travessa Bohnen

 



 

Santos Mártires das Missões
Linha Santa Cruz, Santa Cruz do Sul

Comarca Eclesiástica: Linha Santa Cruz

Município: Bairro Linha Santa Cruz, Santa Cruz do Sul/RS

Padroeiros: Santos Mártires das Missões

Fundação: 1945

Pároco: Pe. José Renato Back

Diácono Permanente: Diác. Ingo Stertz

População: 10.460 habitantes (Aproximadamente)

População Católica: 8.500 habitantes (Aproximadamente)
Famílias Católicas: 1.848 famílias

HORÁRIO DAS MISSAS

Matriz:
Domingo: 8h30m
Sábado: 2º e 4º sábado, 17 horas
Sexta-feira: 1ª sexta-feira

Casa Amparo Fraterno:
Sábado, 16 horas

Comunidades: uma missa fixa por mês e outras especiais de acordo com a demanda





FOTOS

Padres que atuaram na Paróquia Santos Mártires das Missões
24/08/2015
...