-voltar-
História da Paróquia Santo Antônio
A paróquia Santo Antônio, de Relvado, está localizada na região baixa do Vale do Taquari, região norte da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Encantado.
Antes de ser colonizado, Relvado não era mais do que uma densa mata virgem. Inicialmente era chamado “Gramado”. Um dos primeiros moradores de que se tem notícia era tal de Maximiliano que possuía apenas um pequeno rancho. Ainda antes de 1900 começaram a chegar os descendentes de imigrantes italianos: eram as famílias Bonassoni e Tomasini. Em 1900 chegavam famílias de João e José Benini, Jacó Grilli, Cézare Scapini, João Ganassini, José Lardim e Paulo Renzi. Depois mais famílias foram chegando: Júlio Spagnol, Olímpio Lahude, Ernesto Potrich, Andréa Perin, Antônio Damian, entre tantos outros. No ano de 1908 era abençoada a primeira capelinha pelo Pe. Máximo Rinaldi. Nesta capela vinham rezar e administrar os ofícios divinos, ora os Padres de Anta Gorda, ora os Padres de Encantado, ora o Padres de Lajeado.
Em 1933 começou-se a construir uma casa canônica, mas mesmo antes de concluí-la, em 13/09/1933, Dom João Becker, Arcebispo de Porto Alegre, criou a paróquia Santo Antônio de Relvado. O primeiro pároco foi o Pe. João Marchesi, que tomou posse em fevereiro de 1934. Em 1936 foram inaugurados os sinos e a nova Igreja Matriz.
Em 1938 Relvado recebeu o topônimo atual (Relvado) e, em 10 de maio de 1950, colocou-se a pedra angular da atual Igreja Matriz.
Santo Antônio
Relvado
Comarca Eclesiástica: Encantado
Município: Relvado/RS
Padroeiro: Santo Antônio
Fundação: 1933
Pároco: Pe. Nelson Beuren
População: 2.155 habitantes (IBGE 2010)
População
Católica: 2.130 habitantes (IBGE 2010)
HORÁRIO DAS MISSAS
Aos domingos 09 horas.