-voltar-

História da Paróquia Santo Antônio

A paróquia Santo Antônio, de Pouso Novo, está localizada na região alta do Vale do Taquari, região norte da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Boqueirão do Leão. 

No alto da serra, a 650 metros de altitude, à beira da BR 386 que vai de Lajeado a Soledade, a vila de Pouso Novo aparece encrustada na montanha. João de Souza Leite, o João Brasileiro, veio morar no início do século 20, no local onde hoje fica o terreno da Matriz. Ele acostumava dar hospedagem aos tropeiros e viajantes que vinham subindo a serra. Aquele lugar era como um pouso novo onde os passantes refaziam suas forças e continuavam o caminho por que vinham. Daí a razão do nome: Pouso Novo, que tem sua razão de ser ainda hoje, principalmente para os caminhoneiros, que depois de 7 km de subida constante, ali param para abastecer ou refrescar os caminhões.
Com a chegada dos grupos de colonos italianos depois de 1900 construiu-se uma capelinha em honra a Nossa Senhora dos Navegantes, em Forqueta. Na sede em 1920 havia duas capelinhas Nossa Senhora da Pompéia e Santo Antônio, ambas atendidas por Vila Fão. Ao demolirem as duas pelos anos de 1941 e 1942, por precariedade de estrutura e com as dificuldades encontradas em se manter as duas capelas, fizeram uma nova no local onde hoje se encontra a Igreja Matriz. Prevaleceu o nome de Santo Antônio e os fiéis eram atendidos pela paróquia de Vila Fão. Em 1955 foi construída a atual Casa Paroquial. 
Em 01/01/1956 era oficialmente criada a Paróquia Santo Antônio de Pouso Novo, sendo o primeiro pároco o Frei Dagoberto Woslswyck. Foi em seu tempo que se começou a construção da atual Igreja (1962), sendo que as obras foram interrompidas em 1966. Em 1970 ao ser nomeado pároco, o Frei Vito Mallmann reativou sua construção, idealizou e adaptou a construção da atual Igreja Matriz, cujas obras foram finalmente concluídas em 1973. Também foi de seu tempo a construção da escola e do salão paroquial.
Também, como a grande maioria das comunidades, Pouso Novo sentiu o forte êxodo Rural nas décadas de 1970 e 1980, esvaziando muito as comunidades, fazendo reflexo na dinâmica da vida das comunidades e Matriz.
Pouso Novo tornou-se distrito de Arroio do Meio em 1937 e conseguiu a emancipação em 29 de abril de 1988. 
Como integrante da comarca de Boqueirão do Leão integra e participa das escolas de formação de catequista e da Escola de Ministros extraordinários da Eucaristia, da Esperança e da Palavra. Desde a começo do novo milênio iniciou-se também com atenção para a Pastoral Familiar oportunizando a participação no Movimento de Cursilhos de Cristandade. A catequese recebeu nos últimos anos novo impulso com enfoque a iniciação à vida cristã, envolvendo a família no processo de educação cristã.

Santo Antônio
Pouso Novo

Comarca Eclesiástica: Boqueirão do Leão
Município: Pouso Novo/RS
Padroeiro: Santo Antônio
Fundação: 1929

Pároco: Pe. Frei José Müller OFM

Vigário Paroquial: Pe. Frei João Renato Puhl OFM

Vigário Paroquial: Pe. Frei Teodardo Bochi OFM

População de Pouso Novo: 1.875 habitantes (IBGE 2010)
População Católica: 1.801 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS

Na matriz:
- Sempre domingo de manhã, ás 8:30hs;
- Batizados sempre no 3° domingo de cada mês;
- Sempre na 1° sexta-feira do mês, Apostolado.