-voltar-

História da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, está localizada em Bela Vista do Fão, distrito do Município de Marques de Souza. Localizada na região alta do Vale do Taquari, região norte da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Boqueirão do Leão.  

No século XIX lusos intrusos moravam ilegalmente na região. Esta situação permaneceu até o ano de 1903, quando remanescentes da seita Mucker vieram se estabelecer, desalojando os intrusos. O lugar era denominado de Bela Vista.
Em 1907 o lugar passou a ser considerado 2° distrito do município de Lajeado e os fiéis eram espiritualmente atendidos pela paróquia Santo Inácio, de Lajeado. Nesta época começaram a aparecer os descendentes de italianos o que provocou o afastamento daqueles que eram de origem alemã. Em 1912 o intendente de Lajeado resolveu mudar o nome para Fão, o que se deve, como dizem, à semelhança do arroio que passa pela a localidade com um rio português de mesmo nome. Neste mesmo ano, em 1912, foi construída a primeira capela. A primeira casa paroquial veio em 1917. A partir de 1923 um padre passou a residir de tempos em tempos em Vila Fão. Entre eles: Pe. Roberto Meyer e Pe. Lucas Hansen. 
No dia 25/03/1926, Pe. Edmundo Rambo tomava posse como primeiro pároco, embora a criação oficial da paróquia só aconteceu em 13/09/1933. Em agosto de 1926 os franciscanos assumiam a paróquia através do Frei Tiago Scheffers. 

Nossa Senhora de Lourdes
Distrito de Bela Vista do Fão, Marques de Souza

Comarca Eclesiástica: Boqueirão do Leão

Município: Marques de Souza/RS

Padroeira: Nossa Senhora de Lourdes

Fundação: 1926

Pároco: Pe. Frei José Müller OFM

Vigário Paroquial: Pe. Frei João Renato Puhl OFM

Vigário Paroquial: Pe. Frei Teodardo Bochi OFM

População: 4.068 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 1.780 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS

Na matriz:
- Batizados sempre no 3° sábado de cada mês;
- 1° sexta- feira do mês, missa do apostolado;