-voltar-

História da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Arroio do Meio, está localizada na região baixa do Vale do Taquari, região central da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Arroio do Meio. 
A primeira concessão de terras no território de Arroio do Meio foi doada em favor de José Ricardo Villa Nova no ano de 1816. Em 1846, quando o território já pertencia ao município de Triunfo, Francisco Silvestre Ribeiro também foi agraciado com uma quantia de terras, dando origem à Fazenda São Caetano. Dez anos depois, grande parte das terras foi alienada por Antônio Fialho de Vargas e seu genro, sendo que em 1860 as terras da Fazenda São Caetano começaram a ser repartidas entre vários colonos germânicos que as adquiriam. João Gerhardt e seus dois filhos, Sebastião e Balthazar, foram os primeiros, pois foi somente a partir de 1870 que começou realmente a ocupação ostensiva da margem esquerda do Arroio Forqueta. Felipe Christ, em 1873, estabeleceu sua casa comercial em Arroio do Meio e foi na sua residência que o Pe. Schleipen celebrou as primeiras Missas. A ele se seguiram vários outros padres que, de Estrela, vinham atender os fiéis. Quando em 1881 foi criada a paróquia Santo Inácio, de Lajeado, Arroio do Meio passou a ser administrada pela referida Paróquia. Nesse mesmo ano, Arroio do Meio inaugurou sua primeira capela em terreno doado por Antonio Fialho de Vargas. Em 1907 esta capela foi ampliada e a casa paroquial foi concluída em 1918. 
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Arroio do Meio foi criada em 09 de março de 1916, mas até 1920 continuou sendo administrada e atendida pelos padres da Companhia de Jesus (jesuítas) de Lajeado. Em 1920 foi empossado o primeiro pároco de Arroio do Meio, o jesuíta Pe. João Rick por Dom João Becker, Arcebispo de Porto Alegre. O território da Paróquia na ocasião abrangia os atuais município de Arroio do Meio e parte dos municípios de Travesseiro e Capitão. 
Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro abrange a área territorial do município de Arroio do Meio que tem 157,955 km² e população total de 19.923 habitantes (Censo de 2014). O número de católicos, em 2010, era de 14.807 pessoas.
A Paróquia está constituída de 21 Comunidades e 6 locais de celebração. Localiza-se na paróquia o Seminário Sagrado Coração de Jesus que abriga os seminaristas do Ensino Médio. A casa está aberta para a realização de cursos, retiros e outros eventos. A Congregação das irmãs da Divina Providência mantém duas comunidades na cidade, situadas no Bairro Navegantes. As irmãs atuam no Hospital São José, mantido pela Congregação, e colaboram na ação pastoral da paróquia.
Na ação pastoral, a paróquia está organizando um Conselho Paroquial Pastoral e elaborando um Plano de Pastoral à luz do Plano Diocesano de Pastoral e das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Arroio do Meio

Comarca Eclesiástica: Arroio do Meio

Município: Arroio do Meio/RS

Padroeira: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Fundação: 1916

Pároco: Pe. Alfonso Antoni

Vigários Paroquiais: Pe. Décio Weber

Diácono Permanente: Diac. Euclides Kuhn

População: 18.783 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 14.807 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS

Matriz: Terça-feira - 18h 
Sábado - 18h
Domingo - 8h30 e 19h





FOTOS

Um grande reencontro no Ano do Centenário
16/10/2015
No dia 11 de outubro, Arroio do Meio viveu um dia histórico. Um grande encontro...
Palestra com Ramão da Costa em Rui Barbosa
22/07/2015
No dia 19 de julho, domingo, a comunidade de Rui Barbosa promoveu uma palestra m...