-voltar-

História da Paróquia Nossa Senhora da Purificação

A paróquia Nossa Senhora da Purificação, de Travesseiro, está localizada na região baixa do Vale do Taquari, região central da Diocese. Atende também o município de Coqueiro Baixo. Pertence à Comarca Eclesiástica de Arroio do Meio. 

As terras entre os arroios Jacaré e Forqueta foram possuídas pelo capitão Francisco Silves Ribeiro. Quando este morreu o imenso latifúndio ainda inexplorado passou a herdeiros, cabendo esta parte onde hoje se encontra o município de Travesseiro a Maria Emília Ribeiro Rodrigues e sua irmã Maria Patrícia Ribeiro. Um pouco depois de 1883, João Fuchs e Guilherma Weningkamp já eram proprietários de terras em Travesseiro. A estes se seguiram, entre vários outros, João J. Walerius, Adão Sperb, Jacob Klauck, João Rodrigues de Godói, João Renner, José Ahne, João Bernardo Wenigkamp, Jacó Abbog e João Keppel. Em 08/05/1895 foi fundada a Comunidade de Travesseiro. As primeiras missas foram rezadas na casa do professor e mais tarde se passou para a capela. A paróquia de hoje, no seu todo, era atendida uma parte por Arroio do Meio, outra por Nova Bréscia e outra parte por Lajeado. Em 1936 Travesseiro concluiu sua nova Igreja Matriz. A paróquia Nossa Senhora da Purificação de Travesseiro foi criada em 31/12/1944 e seu primeiro pároco foi o Pe. Edvino Puhl, até 1952. 
Em 20 de março de 1992 foi criado o município de Travesseiro onde se encontra a Paróquia. 
Sobre a denominação Travesseiro, dá-se ao fato de que o Arroio Travesseiro que corta o município servia de ligação entre as colônias que o margeavam. 

Nossa Senhora da Purificação
Travesseiro

Comarca Eclesiástica: Arroio do Meio

Município: Travesseiro/RS

Padroeira: Nossa Senhora da Purificação

Fundação: 1945

Pároco: Pe. Fabrício Niederle

População: 2.314 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 1.597 habitantes (IBGE 2010)

População de Coqueiro Baixo: 1.528 habitantes (IBGE 2010)
População Católica: 1.460 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS