-voltar-

História da Paróquia Nossa Senhora do Rosário

A paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Capitão, está localizada na região baixa do Vale do Taquari, região central da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Arroio do Meio. 

O vasto território que se estendia desde a localidade de Pal¬mas e Arroio Grande, hoje pertencentes ao município de Arroio do Meio, era chamado pelo nome de Capitão já em 1889. 
Conta-se que o Capitão do Exército do Estado de São Paulo, chamado Francisco Silvestre Ribeiro, refugiou-se com mais alguns companheiros neste lugar, onde derrubou o matagal existente e construiu um pequeno acampamento que ficou conhecido como o “Gramado do Capitão”. 
Tempos depois, por volta de 1850, teve início efetivamente a colonização destas terras por meio dos imigrantes alemães. As primeiras famílias foram as de Nicolau Ames, Henrique Hartmann, Marcos Bioeu, Mathias Gregori, João Batista Gasparotto, Luciano Delarezi, Estéfano Giaretta e Cornélio Rizzi. 
Pe. Júlio Hormung, de Lajeado, pelos anos de 1910, rezou a primeira Santa Mis¬sa numa escolinha que havia no lugar. 
Já em 1918 os poucos moradores construíram a primeira capelinha de madeira, em terras doadas por Damiano Fachini e Cornélio Rizzi. 
No ano de 1934 deu-se início a construção da primeira Igreja de alvenaria no mesmo lugar da primeira de madeira. Atualmente esta primitiva Igreja de alvenaria é utilizada para reuniões, encontros de catequese e também Capela Mortuária.  
Na época, a Matriz era atendida pelos padres de Arroio do Meio e as comunidades por Nova Bréscia e Encantado.
Em 03/05/1953 por decreto de Dom Vicente Scherer criou-se a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na época formada por nove comunidades. 
Em 10 de maio de 1953 foi empossado o primeiro pároco na pessoa de Pe. Luís Rech. Seus primeiros atos foram a criação do Apostolado da Oração e do Clube de Mães Sant’Ana, além da construção das capelas de São Luiz e Linha Marinheira e a inauguração do cemitério católico. 
Em 1975 deu-se início a construção de uma nova igreja. No dia 14 de maio de 1978 foi inaugurada. 
O município de Capitão foi criado em 1992. 
Em 23 de fevereiro de 2008 foi inaugurado o novo Centro de Pastoral.

Nossa Senhora do Rosário
Capitão

Comarca Eclesiástica: Arroio do Meio

Município: Capitão/RS

Padroeira: Nossa Senhora do Rosário

Fundação: 1953

Pároco: Pe. Silvério Schneiders  

População: 2.636 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 2.379 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS