-voltar-

História da Paróquia São Gabriel Arcanjo

A paróquia São Gabriel Arcanjo, de Cruzeiro do Sul, está localizada na região baixa do Vale do Taquari, região central da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Lajeado. 

Os fundadores da povoação de Cruzeiro do Sul foram o casal João Xavier de Azambuja e Laura Centeno de Azambuja, procedentes de Palmares. Foram eles que construíram a histórica Casa da Fazenda, só que o marido morreu cedo, deixando dona Laura com 12 filhos.
Mais tarde, seis deles participaram da Guerra do Paraguai. Antes de partir, Dona Laura deu a cada um dos filhos uma relíquia de Santa Catarina de Sena, para que ela os protegesse da morte. De fato, terminada a guerra, todos os seis filhos voltaram para casa sãos e salvos. Dona Laura, agradecendo tal graça, doou à povoação uma grande área de terras. Surgiu dali a povoação São Gabriel de Estrela, antes chamado São Gabriel Arcanjo. 
Outra filha de Dona Laura, chamada Maria Tomázia, foi casada com Bento Gonçalves da Silva Filho (Jaguarão, 21 de maio de 1820 - 14 de novembro de 1897) este era filho de Bento Gonçalves, um dos heróis da Guerra dos Farrapos. 
Dona Laura obteve licença do Bispo do Rio Grande do Sul, Dom Sebastião Dias Laranjeira, em 24 de julho de 1883, para a construção de uma capela em honra de São Gabriel da Estrela. As primeiras missas foram rezadas pelos padres de Lajeado, pois na época este lugar pertencia a paróquia Santo Inácio de Lajeado. Em 1890 a estátua de São Gabriel chegou ao porto de Estrela e foi levada solenemente até a nova Capela. Em 11 de novembro de 1889 foi dada a licença para a bênção da capela, o que só se deu em 07 de julho de 1901 num grande dia de festa. 
Em 1912 e em 1924 aconteceram Missões Populares conduzidas pelos padre Jesuítas Lise e Pedro Gasper, Diebols e Diffner. 
O decreto canônico de criação da Paróquia São Gabriel da Estrela foi assinado em 10 de janeiro de 1929 por Dom João Becker, arcebispo de Porto Alegre. O primeiro pároco foi o Pe. José Afonso Weiler. Neste tempo foi demolida a primeira capela e construída uma nova e atual, por Guilherme Lange. Na década de 1940 deu-se início a construção da casa paroquial e em 1962 foram inaugurados os três sinos da Matriz. 
O topônimo Cruzeiro do Sul, que designa o município da paróquia, já trocou várias ve¬zes. Depois de se chamar São Gabriel da Estrela, mudou para Cruzeiro do Sul. Esta denominação, entretanto, não persistiu e foi alterada para Setembrina. Mas a designação “Cruzeiro do Sul” voltou a identificar o lugar e, como tal, perdura até hoje.
Atualmente existem na paróquia São Gabriel Arcanjo as seguintes Pastorais e movimentos: Ministros Extraordinários, Catequese, Coroinhas, Pastoral do Batismo, Pastoral Familiar, Equipes de Liturgia, Setor da Caridade, Pastoral da Educação, Apostolado da Oração, Capelinhas, Pastoral da Juventude, Diretorias, Conselhos Paroquiais de Pastoral e grupos de Família. 
A paróquia conta também com um jornal mensal chamado “Igreja Viva”. 

São Gabriel Arcanjo
Cruzeiro do Sul

Comarca Eclesiástica: Lajeado

Município: Cruzeiro do Sul/RS

Padroeiro: São Gabriel Arcanjo

Fundação: 1929

Pároco: Pe. Milton Inácio Lunardi

Diácono Permanente: Diác. Aurélio Lauermann

População: 12.320 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 10.451 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS