-voltar-

História da Paróquia Santa Inês

A paróquia Santa Inês, de Mato Leitão, está localizada no Vale do Taquari, região central da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Venâncio Aires.

Conta a história que pela década de 1900 as terras de Mato Leitão foram adquiridas por um tal de Fagundes que acusado de um crime em Rio Pardo era fugitivo da polícia e veio se esconder em uma barraca nessas densas matas que haviam então. Mais tarde, uma parte dessas terras foi adquirida pelo Coronel João de Freitas Leitão, cujo herdeiro começou a colonização das terras. Palanque, Duarte, Boa Esperança, Santo Antônio e outras localidades vizinhas já haviam sido colonizadas naquele tempo. O povo chamava o lugar de "leitãoswald" (a mata dos leitões). Oficialmente, contudo, o lugar se denominava Boa Vista, topônimo esse que permaneceu até 1957, quando Mato Leitão passou a ser distrito de Venâncio Aires. No ano de 1907 as matas começaram a ser derrubadas por pioneiros originários de Monte Alverne (hoje distrito de Santa Cruz do Sul), tendo eles adquirido seus lotes do proprietário João Carlos Leitão. Estavam entre os primeiros: João Hillesheim, Pedro Hillesheim, Felipe Hillesheim e Pedro Mueller. Caminhos começaram a ser abertos ligando as povoações arredores entre si. Moradores de Santa Cruz do Sul e das localidades vizinhas foram se ajuntando aos primeiros: Carlos Burgardt, José Schonardt, Carlos Buggs, Frederico G. Schorzbold e outros. 
Em 1911 começou a funcionar a primeira escola que, inicialmente, servia também como capela. Ali vinham rezar a Santa Missa os padres de Venâncio Aires. A nova capela começou a ser construída em 1921 e a segunda, que é a atual, foi inaugurada solenemente por Dom Alberto Etges em 08/04/1963. A paróquia Santa Inês de Mato Leitão foi criada em 31/12/1940, sendo seu primeiro pároco o Pe. Pedro Henrique Vier, que ficou por 20 anos.

Santa Inês
Mato Leitão

Comarca Eclesiástica: Venâncio Aires

Município: Mato Leitão/RS

Padroeira: Santa Inês

Fundação: 1940

Pároco: Pe. Carlos André Mueller  

População: 3.865 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 3.119 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS







FOTOS

Natal na cidade das Orquídeas
24/12/2017
As comemorações ao nascimento de Jesus foram marcadas pelas palavras do Frei N...
Encontro entre o Bispo e Lideranças
16/06/2017
Na noite sexta-feira, dia 16 de junho, o Bispo Dom Aloísio Dilli palestrou no ...