-voltar-

História da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

A paróquia Nossa Senhora de Lourdes está localizada em um dos distritos do município de Venâncio Aires denominado Estância Nova. A área faz parte do Vale do Rio Pardo, região central da Diocese e pertence à Comarca Eclesiástica de Venâncio Aires.

A colonização do município de Venâncio Aires começou inicialmente por esta região, em que está inserida atualmente a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O povoamento iniciou-se por volta de 1800 a 1850, por luso-brasileiros, na localidade denominada Estância Mariante, visto se tratar de um vilarejo próximo ao Rio Taquari. Vieram pessoas de Lajeado, Bom Retiro do Sul, Taquari, Santo Amaro, General Câmara, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, entre outros tantos lugares. Era uma área ocupada por fazendeiros e, entre estes, destacava-se a família Mariante, que posteriormente legou seu nome para localidades ali próximas. Pouco se sabe sobre a vida religiosa do povo antes da fundação da paróquia. Dá para imaginar a dificuldade de terem alguma presença religiosa naquele período, a não ser de padres que atuavam próximos à região.
Depois em 1853 chegaram os imigrantes alemães. E muitas famílias foram adentrando mais a região no sentido oeste e norte, formando vários distritos, bem como o núcleo central da cidade que recebe o nome do município (Venâncio Aires).
O lugar onde hoje está à sede da paróquia Nossa Senhora de Lourdes era conhecido como Estância Mariante, ou 2º Distrito de Venâncio Aires. Conforme registros em 28/10/1897 é criado o distrito de Estância Mariante, anexado ao município de Venâncio Aires. Em 31/03/1938, o distrito Estância Mariante passou a denominar-se simplesmente Mariante.
Em 05/02/1954, por Dom Vicente Scherer, Arcebispo de Porto Alegre, foi criada a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Mariante, que ficava às margens do Rio Taquari. Na época a padroeira da Paróquia era Nossa Senhora das Dores. Assumiu como primeiro pároco o Pe. Pedro von Koning, da Congregação dos Sacerdotes do Santíssimo Sacramento, conhecidos como Padres Sacramentinos. Dias depois chegaram a Mariante, os auxiliares: Padre João van Hermen, Paulo Kroes e Pedro Versmissen, vindos da Holanda. A Congregação dos Sacramentinos, que teve sua origem na França em 1856 tem sua espiritualidade centrada na Eucaristia.
Em 19 de dezembro de 1954, é inaugurada a Igreja Matriz provisória em Estância Mariante. Como vigário da nova sede paroquial em Estância Mariante (hoje, Estância Nova) assume o padre Pedro Von Koning, enquanto o auxiliar, Padre João van Hermen permanece em Porto Mariante. 
A mudança da sede paroquial de Mariante foi motivada principalmente porque os padres sacramentinos, que administravam a paróquia, iniciaram a construção de um Seminário, em fevereiro de 1958, próximo a sede paroquial em Estância. A partir da mudança da sede paroquial de Mariante para Estância, a paróquia passou a ser identificada como Paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. Em 1971 foi construída a atual Igreja Matriz. 
Em 1974, com a saída dos padres sacramentinos da região, o Seminário foi fechado e toda a área de terra, juntamente com o seminário foi a leilão, para custear despesas para com o Estado. Assim, todas as áreas, bem como as construções, passaram ao Estado. Esta situação deixou muitas famílias decepcionadas, cuja decepção só aumentou ao verem o Seminário ser transformado em Colônia Penal Agrícola, e depois em Presídio semi-aberto. De início funcionou, mas depois desandou, e atualmente está fechado. Já o terreno, onde se encontram a casa e a igreja, foi repassado com escritura para a Diocese de Santa Cruz do Sul. 
Em 1981 o Pe. José Inácio Straatmann organizou um plebiscito na comunidade para aprovar a troca da padroeira da Paróquia. Em 14 de fevereiro de 1982, fez-se a entronização e a benção da nova imagem da Padroeira da Comunidade Matriz: Nossa Senhora de Lourdes. 
Em setembro de 1996 é criado o distrito de Estância Nova, sendo anexado ao município de Venâncio Aires, onde hoje se encontra a sede da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES

VILA ESTÃNCIA NOVA EM FESTAS NAS COMUNIDADES  2018

Fevereiro:

Comunidade. N.S. dos Navegantes – Mariante 04/02

Comunidade Matriz – Estância Nova 11/02

Comunidade São Judas Tadeu – Picada Mariante 25/02

Março:

Comunidade São Manoel – Taquari Mirim 4/03

Comunidade São José Cerro dos Bois 11/03

Comunidade São José – Estancia São José 18/03

Comunidade Nossa Senhora do Rosário – Taquari Mirim 25/03

Abril:

Comunidade São Cristóvão – Chafariz   08/04

Comunidade N. Sra. Aparecida – Rincão de Souza   15/04

Comunidade N. Sra. de Fátima – Campo Grande   - 22/04

Maio:

Comunidade N. Sra. Imaculada Conceição – Picada Nova 20/05

Julho:

Comunidade São Pedro – Linha Cerrito 01/07

Setembro:

FESTA DA PARÓQUIA – Vila Estância Nova 30/09

Nossa Senhora de Lourdes
Vila Estância Nova, Venâncio Aires

Comarca Eclesiástica: Venâncio Aires

Município: Venâncio Aires/RS

Padroeira: Nossa Senhora de Lourdes

Fundação: 1954

Pároco: Pe. Aldo José Silveira 

População:  6.323 habitantes - Distritos Mariante e Vila Estância Nova (IBGE 2010)

População Católica:     habitantes (Venâncio Aires) (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS

JANEIRO 2018

DIA 07 – DOMINGO

8h30min- Celebração da Palavra na Matriz

DIA 14– DOMINGO

8h30min- Missa com batizados na Matriz

DIA 21 – DOMINGO

8h30min- - Celebração da Palavra na Matriz

DIA 24- QUARTA-FEIRA

20h30min- Reunião dos Conselhos administrativos da Paróquia (Diretorias) na casa Paroquial

DIA 28 – DOMINGO

08h30min- Missa na Matriz 






FOTOS

FESTA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LOURDES
08/10/2017
Vamos participar da festa da Paróquia 08 DE OUTUBRO DE 2017! Venha participar c...
Posse Conselho de Administração (diretoria) da Paróquia
21/02/2016
Ontem 21 de fevereiro de 2016 na missa das 08h30min da Matriz houve a posse do n...