-voltar-

História da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

A paróquia Nossa Senhora de Lourdes, está localizada em Monte Alverne, 3º Distrito de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, região central da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Linha Santa Cruz.

Monte Alverne começou a existir no ano de 1859, quando ali se instalaram as famílias Toebel, Fengler, Neumann, Kochenburger e Enggler. Os Neumann e Enggler, após a chegada, construíram uma pequena capela, onde os padres Jesuítas, procedentes de Santa Cruz, vinham rezar a Santa Missa. Inicialmente o povo chamava o local de Riothal, uma mistura de português e alemão, que queria dizer: “vale do rio”. A segunda Igreja de Monte Alverne foi construída entre 1914 e 1918, no local onde atualmente se encontra a capela São José.
Em 22/07/1918 foi criada a Paróquia São Miguel de Monte Alverne por Dom João Becker, arcebispo de Porto Alegre. Em Em 01/08/1918 tomou posse o primeiro pároco para atender Monte Alverne, o Pe. Pedro Bremm, que fixou residência em Linha General Osório, cuja capela se chamava São Miguel, mesmo que na vila já se tivesse iniciado a construir uma Igreja para sediar a paróquia.
Em 13/09/1924 saiu o decreto de criação definitiva da Paróquia são Miguel de Monte Alverne.
Por volta de 1938 concluíram-se as obras da Igreja Nossa Senhora de Lourdes em Monte Alverne.
Quanto ao nome de “Monte Alverne”, refere-se ao Frei Francisco de Monte Alverne (Rio de Janeiro, 1784 – 1858) que era um grande pregador franciscano no Ceará e na corte de Dom Pedro II. 
A paróquia teve sua sede em Linha General Osório até o final do ano de 1965. Em 1966 muda a sede para o local onde atualmente se encontra. A mudança do nome da Paróquia só acontece em maio de 1987. 
Atualmente a Paróquia está bem organizada nos Conselhos Administrativos e Pastorais. A caminhada pastoral está boa. Com encontros trimestrais para ministros, catequistas e Conselhos; além do atendimento mensal às comunidades, celebra-se o dia do padroeiro e as festas anuais nas comunidades da Paróquia.

Nossa Senhora de Lourdes
Monte Alverne, Santa Cruz do Sul

Comarca Eclesiástica: Linha Santa Cruz

Município: Distrito de Monte Alverne, Santa Cruz do Sul/RS

Padroeira: Nossa Senhora de Lourdes

Fundação: 1918

Pároco: Pe. Antônio Loucival Bremm

Vigário Paroquial: Pe. Valcir Manoel da Silva

População de Santa Cruz do Sul: 118.374 habitantes (IBGE 2010)

População Católica de Santa Cruz do Sul: 88.947 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS