-voltar-

História da Paróquia Nossa Senhora da Glória

A paróquia Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu, está localizada na região do Vale do Rio Pardo, região central da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Linha Santa Cruz. 

Embora com dados escassos pode-se dizer que a colonização deste lugar teve início no ano de 1857. O primeiro colonizador imigrante a vir para Sinimbu foi João Becker. Existem muitas versões para o surgimento do nome do município. A versão mais levada em conta é de que se trata de uma homenagem ao Dr. João Lino Vieira Cansanção de Sinimbu, que foi o presidente da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, tendo determinado a colonização das linhas Sinimbu, São João da Serra, Dona Josefa e Andréas. 
As primeiras famílias de imigrantes germânicos chegados em Sinimbu são: Backes, Henn, Dorfey, Bender, Thomé, Weigel, Schwendler. As primeiras missas foram rezadas pelos padres de Santa Cruz do Sul numa escola. Entre 1880 e 1890 os imigrantes constroem a primeira igreja. Em 1919, um uma enchente de proporções destruidoras faz Sinimbu ter grandes prejuízos. 
Em 1923 Sinimbu foi feito distrito do município de Santa Cruz do Sul. Em 1927 iniciou a construção da Igreja Matriz de hoje, concluída em 1932 e considerada a mais original em estilo neogótico da América do Sul. A planta foi projetada pelo arquiteto Simão Gramlich, mesmo que projetou a Catedral São João Batista de Santa Cruz do Sul. As pinturas internas foram feitas pelo austríaco Frantz August Steinbacher, que faleceu em 1933, um ano após concluídas as obras da Igreja Nossa Senhora da Glória, de Sinimbu.
Em 20/01/1937 foi criada a paróquia Nossa Senhora de Sinimbu, sendo nomeado como primeiro pároco o Pe. João Wunibaldo Schmitz. 
Em 27 de dezembro do mesmo ano a capela São João Evangelista de Herveiras, que até então pertencia a Sinimbu, tornou-se paróquia, mas quatro meses após sua instalação, não conseguindo manter-se, voltou a ser atendida por Sinimbu. Mais tarde passou para a paróquia de Gramado Xavier. Em agosto de 1951, chegaram na Paróquia as Irmãs Franciscanas de Bonlanden para atender a escola paroquial. 
Em 1992 Sinimbu foi elevado a município, desmembrando-se de Santa Cruz do Sul. 

Nossa Senhora da Glória
Sinimbu

Comarca Eclesiástica: Linha Santa Cruz

Município: Sinimbu/RS

Padroeira: Nossa Senhora da Glória

Fundação: 1937

Pároco: Pe. Seno Wickert

População: 10.068 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 5.998 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS

Sábado : 18 hrs
Domingo : 8 hrs