-voltar-

História da Paróquia Santo Antônio

A paróquia Santo Antônio, está localizada no Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, região central da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Santa Cruz do Sul.

Foi um pouco antes da criação da Diocese que nasceu a comunidade Santo Antônio do Bairro Arroio Grande. As missas naquele tempo eram rezadas pelos padres da Paróquia São João Batista, paróquia a quem a comunidade pertencia. 
A Paróquia Santo Antônio foi criada por Dom Alberto Etges em 26 de fevereiro de 1965. Para a formação da nova Paróquia, a maior parte foi desmembrada da Paróquia da Catedral e a outra da Paróquia de Rincão Del Rey, Rio Pardo. O primeiro pároco o Monsenhor Clemente Müller.
Na época, nas terras doadas por Antônio Kipper, existia uma pequena igreja, hoje integrada ao Salão Paroquial. Nos fundos, foi construída a Casa Paroquial e, ao lado, havia um pavilhão para festas. Dom Alberto dizia na época: “O crescimento da cidade de Santa Cruz do Sul se dará para este lado. É preciso que a Igreja esteja presente!”. De fato, ainda nos dias atuais a cidade de Santa Cruz do Sul expande-se sobremaneira no bairro Arroio Grande.
Em 1967 teve início a construção da atual Igreja Matriz que  foi inaugurada em 16 de novembro de 1969. Em 1974 foram instalados os sinos na Igreja Matriz. 
A partir de 1989, foi introduzida a Novena de Santo Antônio, com missa nas primeiras terças-feiras do mês e, ao final da missa, a bênção do “pão de Santo Antônio” e a bênção da saúde.
Em setembro de 2005 fica pronta a atual casa paroquial. No dia 04 de agosto de 2006, Mário José Kist foi ordenado Diácono Permanente.

Santo Antônio
Santa Cruz do Sul

Comarca Eclesiástica: Santa Cruz do Sul

Município: Santa Cruz do Sul/RS

Padroeiro: Santo Antônio

Fundação: 1965

Pároco: Pe. Fabrício Nierdele

Vigários Paroquial: Hilário Gonçalves e Pe. Jolimar da Silva

Diácono Permanente: Diác. Mário José Kist

Estagiário: Seminarista Jean Mara Lafortune

População: 118.374 habitantes (Santa Cruz do Sul) (IBGE 2010)

População Católica: 88.947 habitantes (Santa Cruz do Sul) (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS

Todos os domingos ás 08hs30min.
Todos os dias 13 de cada mês.
Sempre na primeira Terça-feira do mês.