-voltar-

História da Paróquia Espírito Santo

A paróquia Espírito Santo está localizada no Bairro Ana Nery, em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, região central da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Santa Cruz do Sul.

O Bairro Faxinal Velho, como era conhecido o lugar onde atualmente se encontra a Paróquia Espírito Santo, é tão antigo quanto a cidade de Santa Cruz do Sul. Sua população original era, na maioria, composta por negros, boa parte descendentes dos escravos que, depois da libertação se concentraram naquela localidade.
A Comunidade Divino Espírito Santo, assim chamada na época, começou a surgir praticamente em 1966 quando o Pe. Arnaldo Werlang rezava Missa nos pavilhões da Escola Duque de Caxias, nas cercanias da atual Igreja Matriz. Em fins daquele ano, o Pe. Emílio Backes foi incumbido de discutir com algumas famílias do Bairro a criação de uma nova comunidade com igreja própria. Aprovado o projeto de criar a comunidade em 1967, quando já recebiam a assistência religiosa do Pe. Arno Klein, foram iniciadas as obras dos pavilhões que serviram para a celebração da Eucaristia e também para as quermesses.
Com o empenho de todos foi possível inaugurá-los já no ano seguinte. De junho de 1978 a fevereiro de 1979 a comunidade foi atendida pelo então pároco da Catedral, o Pe. Valmor Ely. Em 1980 foram inaugurados os pavilhões e lançada a pedra fundamental da atual Igreja Matriz que foi inaugurada em 16 de novembro de 1984. Em 21 de agosto de 1988 foi criada a Paróquia Espírito Santo, por Dom Sinésio Bohn, Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul. O primeiro pároco foi o Pe. Cyso Assis Lima. Em 1989 começou a ser realizada as Festas do Divino Espírito Santo, mais conhecida como Festa do Divino. 
Por curto espaço de tempo a paróquia esteve sob os cuidados de padres franciscanos e em 2005 passou aos cuidados dos padres diocesanos. 
Também no território da paróquia encontram-se o Hospital Ana Nery que possui atendimento de visita aos doentes e uma missa mensal.
A Bandeira do Divino peregrina nas famílias da paróquia e mensalmente é rezada uma missa na casa onde se encontra a bandeira. 

Espírito Santo
Santa Cruz do Sul

Comarca Eclesiástica: Santa Cruz do Sul

Município: Santa Cruz do Sul/RS

Padroeiro: Divino Espírito Santo

Fundação: 1988

Párocos: Pe. Hilário Gonçalves, Pe. Fabrício Nierdele e Pe.Jolimar da Silva

Estagiário: Seminarista Jean Mara Lafortune

População: 118.374 habitantes (Santa Cruz do Sul) (IBGE 2010)

População Católica: 88.947 habitantes (Santa Cruz do Sul) (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS

Matriz
Sábados Missas às 19h30
Domingos Missas às 8h30

Comunidades
1º e 3º Sábado às 18h Missa na comunidade Mãe dos Pobres
2º e 4º Sábado às 18h Missa na comunidade Santa Rita
2º Domingo às 9h45 Missa na comunidade Sant`Ana
3º Domingo às 9h45 Missa na comunidade São Francisco





FOTOS

Crisma 23 de maio de 2015
23/05/2015
No dia 23 de maio de 2015 Dom Aloísio Sinésio Bohn veio a Paróquia Espírit...
26ª Festa do Divino - Paróquia Espírito Santo
23/05/2015
...