-voltar-

História da Paróquia São José

A paróquia São José, de Vale do Sol, está localizada na região do Vale do Rio Pardo, região central da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Candelária. 

No princípio, a região onde hoje se encontra o município de Vale do Sol pertenciam à Sesmaria Borges e o início da sua colonização se deu em 1862 com a chegada dos imigrantes e seus filhos na localidade “Rio Pardense”, distante seis quilômetros do atual centro de Vale do Sol.
Dezoito anos depois, em 1880, iniciou a ocupação de Linha Formosa e também chegaram mais 23 famílias para ocupar a região do centro de Vale do Sol, em direção à Alto Trombudo, inicialmente denominada de Linha Eisenbarth e, depois, Trombudo.
A primeira missa foi rezada no ano de 1880 pelo padre Carlos Forrer, de Santa Cruz do Sul. Em 01/08/1892, o Pe. Francisco Suzen, jesuíta, de Santa Cruz do Sul, abençoou a pedra angular de uma capela que se situava a um quilômetro da atual Matriz. Esta foi construída em 1896, sendo que as torres foram concluídas em 1913. 
Em 1937 a paróquia de Vera Cruz desmembrou-se de Santa Cruz do Sul, passando Trombudo a ser atendido por aquela paróquia. Assim ficou até 01/09/1945, data em que se procedeu a criação oficial da paróquia São José de Trombudo. O primeiro pároco foi o Pe. João Caspary.
Com a construção da nova Matriz, mudou-se a localização da Igreja e da Casa Paroquial. A Igreja Centenária foi conservada como casa mortuária para velórios, sendo usada tanto pela Igreja Católica como pela Igreja Evangélica Luterana. 
O nome Vale do Sol surgiu na década de 1960, a partir de observações baseadas no clima feitas pelo médico Dr. Luiz Arthur Jacobus, através de constantes neblinas na região baixa e sol na parte alta ou, então neblina na parte montanhosa e sol na região de Faxinal de Dentro, quando o médico disse: este vale parece o Vale do Sol. A emancipação aconteceu em 10 de novembro de 1991.
Em síntese, o município de Vale do Sol é formado por seis povos, etnias e culturas diferentes: indígenas, portugueses, afrodescendentes, pomerânos, italianos e alemães. Cada comunidade tem os seus Conselhos, como também Catequistas, Ministros extraordinários e outros movimentos.

São José
Vale do Sol

Comarca Eclesiástica: Candelária

Município: Vale do Sol/RS

Padroeiro: São José

Fundação: 1945

Pároco: Pe. Nelson Beuren

População: 11.077 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 5.344 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS