-voltar-
História da Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Rio Pardo
A paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Rio Pardo, está localizada na região do Vale do Rio Pardo, região sul da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Rio Pardo.
Fruto de necessidades militares, o município de Rio Pardo surgiu no século XVIII, quando os portugueses instalaram, pelos anos de 1755, o “Forte Jesus, Maria e José”, na embocadura do Rio Pardo com o Rio Jacuí. Este forte seria importante para assegurar a demarcação dos limites estabelecidos pelo Tratado de Madri, assinado em 1750. O Forte de Rio Pardo era o centro da resistência de onde partiam militares que iam garantir o recuo das invasões espanholas. Rio Pardo tornou-se com isso um entreposto comercial e sede de governo, onde habitavam militares e casais açorianos. Conta-se que em 1753 havia uma pequena capelinha, coberta de palha, ao lado do Forte. Em 1759 foi erigida a capela Santo Ângelo e esta, em 15/12/1762 foi elevada à paróquia. Em 1769 foi decidida a transferência dessa capela para o lugar onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz, construindo uma segunda capela, cujas obras começaram em 29/06/1778. A inauguração aconteceu em 04/10/1779, na festa de Nossa Senhora do Rosário, que se tornou a padroeira da comunidade. Mas já em 1791 teve que ser começada a reconstrução da igreja, motivada por um quase total arruinamento da velha matriz. A reconstrução foi parcialmente concluída em 1801.
Em 7 de outubro de 1809, por decreto de dom João VI, Rio Pardo foi elevada à condição de Vila, com o nome de Vila do Príncipe. Em 31 de março de 1846, a Vila de Rio Pardo foi elevada à categoria de cidade.
Na construção da matriz, que nunca fora totalmente concluída, continuou-se trabalhando por quase todo século XIX. Uma das torres foi concluída em 1854, mas a igreja só recebeu o aspecto externo de hoje no início do século XX. Entre 1927 e 1930 foi procedida a demolição da capela-mor setecentista e uma nova reconstrução veio a ocorrer.
Nossa Senhora do Rosário - Rio Pardo
Rio Pardo
Comarca Eclesiástica: Rio Pardo
Município: Rio Pardo/RS
Padroeira: Nossa Senhora do Rosário
Fundação: 1762
Pároco: Pe. Maurizan do Nascimento
Diácono Permanente: Rui Mendes
População: 37.591 habitantes (Rio Pardo) (IBGE 2010)