-voltar-

História da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

A paróquia Sagrado Coração de Jesus está localizada em 3º Distrito do município de Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, região sul da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Rio Pardo. 

Por volta de 1870 que as primeiras famílias vieram se instalar em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. Em 1895 foi construída a primeira igreja, a qual hoje é a atual casa paroquial. A vida religiosa do povo, naquele tempo, era muito fervorosa pois, quando havia Missa na capela, todas as famílias se juntavam e viviam aquele momento de oração. A paróquia de Rio Pardo, que naquela época abrangia a região dos limites de Pantano Grande até os limites de Santa Cruz do Sul, não tinha meios de fornecer um atendimento mais intenso às comunidades que clamavam pela vinda de padres. Poucas eram as Missas e momentos de oração.
Por volta de 1930, foi construída ao lado da primeira igreja a atual igreja Matriz, bem mais espaçosa, pois a população aumentava e a iminência de sediar uma paróquia começava a despontar no coração do povo de Rincão Del Rey. E tal fato tornou-se realidade em 19/04/1952 quando Dom João Becker, arcebispo de Porto Alegre, criou a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Rincão Del Rey. Foi seu primeiro Vigário o Pe. Heriberto Vier, o qual, com sua posse, instalou a Paróquia em 04/05/1952.
Hoje a paróquia conta com seis comunidades e dois locais de celebração. A paróquia conta hoje com o Movimento de Cursilhos, liturgia, coroinhas, ministros, capelinhas e visitação aos doentes.

Sagrado Coração de Jesus
Rincão Del Rey, Rio pardo

Comarca Eclesiástica: Rio Pardo

Município: Rio Pardo/RS

Padroeiro: Sagrado Coração de Jesus

Fundação: 1952

Pároco: Pe. Laudenor Telöken

Diácono Permanente: Diác. Rui Mendes

População: 37.591 habitantes (Rio Pardo) (IBGE 2010)

População Católica: 31.696 habitantes (Rio Pardo) (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS