-voltar-
História da Paróquia Nossa Senhora de Czestochowa
A paróquia Nossa Senhora de Czestochowa, de Dom Feliciano, está localizada na região do Vale do Rio Pardo, região sul da Diocese. Faz parte da bacia hidrográfica do rio Camaquã. Pertence à Comarca Eclesiástica de Encruzilhada do Sul.
A colônia São Feliciano foi criada pelo governo provincial em 1857, embora os primeiros colonizadores, os imigrantes franceses, só tivessem chegado 17 anos mais tarde. Estes franceses, desestimulados pelo clima impróprio e doenças encontradas ficaram por pouco tempo.
O nome atual homenageia o primeiro Bispo gaúcho, Dom Feliciano Rodrigues Prates, que ao final da Revolução Farroupilha se encontrava junto à sua família em Encruzilhada do Sul num distrito chamado “povoado de São Feliciano”, cujo nome era uma homenagem a um Santo Italiano. Assim, teve seu topônimo alterado para Dom Feliciano.
Quando criada a Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Feliciano, que até então era padre, foi elevado à Bispo para assumir a direção da Arquidiocese
Em 1891 começaram a chegar os poloneses. No mesmo ano veio o primeiro padre Marcinian Modrzejewky, que promoveu a construção da primeira igrejinha de madeira, mas só ficou ali por alguns meses. Por ocasião da vinda de Pe. Matias Prech, a capela foi elevada à Paróquia no dia 10/8/1896. Foi no tempo do Pe. Matias que se construiu a primeira casa canônica, permanecendo ele até o ano de 1902, quando morreu. Em 1903 esteve na região o missionário polonês Frei Honorat Jedlinsky que organizou novas comunidades e escolas, assim como estimulou a construção de uma nova igreja matriz.
Em 1915 foi abençoada a nova igreja. Em 1924, a paróquia passou a ser dirigida pelos padres salesianos, dos quais o primeiro foi Pe. Konstanty Zajkowsky, que, entra muitas coisas, fundou o Hospital e várias escolas, além de promover a chegada das Irmãs Franciscanas Bernardinas. Em 1935 a paróquia passou às mãos dos vicentinos.
Com a saída dos vicentinos, vieram os diocesanos. Em 1943 houve a reforma da matriz. Desde 1958 a paróquia vem sendo espiritualmente dirigida pelos padres da Sociedade de Cristo, os quais se dedicam exclusivamente ao atendimento dos imigrantes poloneses. Foi o primeiro deles o Pe. Estanislau Novak, que permaneceu como pároco até 1966.
Em 1980 foi feita a reforma e ampliação da igreja, com a via-sacra esculpida nas paredes pelo artista polonês Aristarco Kaszkurewicz.
Em 1996 celebrando cem anos da paroquia Dom Aloísio Sinésio Bohn, durante a missa solene promulgou a igreja como Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa, na presença do Bispo Stanislaw Stefanek da Polônia e o provincial da Congregação da Sociedade de Cristo.
A partir de 2010 a paróquia passou a ser atendida pelos padres diocesanos.
Nossa Senhora de Czestochowa
Dom Feliciano
Comarca Eclesiástica: Encruzilhada do Sul
Município: Dom Feliciano/RS
Padroeira: Nossa Senhora de Czestochowa
Fundação: 1896
Pároco: Pe. Przemyslaw Tomasz Januszewski (Pe. Thomas)
População: 14.380 habitantes (IBGE 2010)
HORÁRIO DAS MISSAS
Horário das Missas no Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa:
Domingo: Missas as 09:00 hs e as 19:00 hs;
Segunda-feira: 07:30 hs Missa pelos paroquianos;
Terça-feira: 18:00 hs Missa com benção e distribuição dos pães de Santo Antonio;
Quarta-feira: 18:00 hs Missa com benção e novena da saúde;
Quinta-feira: 18:00 hs Missa com RCC;
Sexta-feira: 09:00 hs Missa em Polonês;
Primeiras sextas-feiras do mês Missa do Apostolado da Oração as 09:00 hs em português;
Sábado: 19:00 hs.
Sempre após a primeira sexta feira do mês, no primeiro sábado subsequente missa em polonês as 19:00 hs, animação pelo grupo de cantos local: "Spiewajmy Panu", transmitida pela Radio Integração local e também retransmitida para a cidade de Guarani das Missões. Podendo ser ouvida através da internet.
FOTOS
29/03/2018
SEMANA SANTA
Na Quinta Feira Santa , iniciando o Tríduo Pascal celebramos o dia...
15/08/2017
Terça-feira, 15 de Agosto as 10:00 horas realizou-se a Missa de Reinauguração...