-voltar-

História da Paróquia Rede de Comunidades Jesus Mestre da Palavra

A Rede de Comunidades Jesus Mestre da Palavra, inicialmente chamada “Região Pastoral Jesus Mestre da Palavra”, agrupa os bairros que circundam a BR 471 que corta a cidade de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, região central da Diocese. Ainda não foi constituída Paróquia. Pertence à Comarca Eclesiástica de Santa Cruz do Sul.

A Rede de Comunidades Jesus Mestre da Palavra pertencente a Paróquia Espírito Santo, do Bairro Ana Nery. Sua criação aconteceu no dia 15 de novembro de 2002, festa de Santo Alberto Magno. A princípio pertenceram os bairros a direita da BR 471, do sentido Santa Cruz do Sul à Rio Pardo, desde o trevo próximo ao Bairro Bom Jesus, que dá acesso a Vera Cruz, até o final do Distrito Industrial, margeando a Rodovia que dá acesso à Soledade. É uma região de grande expansão populacional, com novos e grandes loteamentos sendo habitados.
A população é formada na sua grande maioria por migrantes do interior do Estado que trabalham principalmente na indústria do beneficiamento do fumo, instaladas ai perto. Há cinco escolas, duas estaduais, de ensino fundamental e três municipais, de ensino fundamental e duas escola de educação infantil; uma cozinha comunitária e uma grande praça de convivência, além de vários projetos sociais que formam a rede de atendimento social; também uma Unidade de Saúde Básica e cinco PSF (Programa da Saúde da Família). 
No atendimento religioso há, semanalmente, Missas e Celebrações da Palavra em todas as comunidades; catequese de iniciação à vida cristã; formação mensal para pais e padrinhos de batismo; e 22 grupos de famílias.

Rede de Comunidades Jesus Mestre da Palavra
Santa Cruz do Sul

Comarca Eclesiástica: Santa Cruz do Sul

Município: Santa Cruz do Sul/RS

Fundação: Não é Paróquia ainda

Pároco: Pe. Jolimar Márcio Lemos da Silva

Vigário Paroquial: Pe. Hilário Gonçalves e Pe. Fabrício Niederle

Estagiário: Seminarista Jean Mara Lafortune

População: 118.374 habitantes (Santa Cruz do Sul) (IBGE 2010)

População Católica: 88.947 habitantes (Santa Cruz do Sul) (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS