-voltar-

História da Paróquia São Paulo Apóstolo

A paróquia São Paulo Apóstolo localiza-se na região alta do Vale do Taquari, na região norte da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Arvorezinha.

A região do então município de Ilópolis era e ainda é riquíssima em Pinheiros (Araucaria angustifólia) e erva-mate (Ilex paraguariensis). Antes da chegada dos colonizadores italianos, a região era habitada por posseiros, sendo que entre eles estavam Marciano Alves Gomes e Emanuel Joaquim de Mello (proprietário da Posse Melo). Em 1908 chegavam, para conhecer a região, José Bozzetto, Leopoldo Spézia e Augusto Tomasini, imigrantes italianos vindos da região de Caxias do Sul. Um deles, Leopoldo Spézia, ficou, e os outros vieram mais tarde. Dada a abundância de pinheiros, em 1911, resolveram instalar uma serraria, cujas máquinas foram trazidas de Passo Fundo, puxadas a boi. Neste mesmo ano a natureza se encarregou de acelerar o povoamento da área: Um violento vendaval arrasou a floresta de pinheiros, deitando-os por terra. Isto facilitou a instalação dos moradores, neste espaço onde hoje se concentra a área urbana de Ilópolis.  
Foi a partir de 1912 que a colonização daquele lugar se intensificou. Na época este lugarejo estava ligado ao atual município de Arvorezinha que, na época recebeu o nome de “Figueira”. Em 1922 Figueira foi anexada a Encantado como 6º Distrito. Foi naqueles anos que Ilópolis recebeu o nome atual. Na época era chefe de colonização e responsável por demarcar as terras dos imigrantes italianos que estavam chegando, o engenheiro Alfredo Mützel, resolveu denominá-la de Ilópolis (ilo - erva; polis - cidade = "cidade da erva-mate"). Em 1963 Ilópolis emancipa-se de Encantado.
Religiosamente, contudo, o povo andava abandonado. Foi somente em 1921 que o Pe. Hermínio Catelli, então pároco de Anta Gorda rezou a primeira Missa no lugar, na residência do senhor José Bozzetto, quando já foi tratada a construção de uma capela. Em 1922, com uma nova Missa, dessa vez campal, foi definido o padroeiro da futura capela, que foi concluída em 1925. 
Em 1929 a comunidade ilopolitana passou a ser atendida pela paróquia de Itapuca, e assim ficou até 17/03/1937, quando foi criada a paróquia São Paulo Apóstolo de Ilópolis. O primeiro pároco foi o Pe. Guilherme J. Maschio. 
Foi no tempo do Pe. José da Silva Kolling que Ilópolis foi elevada à categoria de Vila e se construiu a atual Igreja Matriz. 
Em 1998 a Igreja Matriz foi totalmente restaurada e em 2000 foi elevada a condição de Santuário. É o único Santuário, no mundo, dedicado a São Paulo. 
Atualmente as principais atividades pastorais são as Missas, festas, programas de Rádio, reuniões Pastorais e Administrativas, Exéquias, visita às famílias com a bênção de casa, aconselhamento e direção espiritual, visitas às escolas, grupo de estudos bíblicos, entre outras. As Pastorais em andamento são: Liturgia, Catequese, Coroinhas, Ministros, Pastoral Familiar, além dos serviços de Diretorias, grupos de Famílias e capelinhas.
Em janeiro de 2014 foram inauguradas as imagens dos 12 Apóstolos defronte ao Santuário. Ainda, o Santuário São Paulo Apóstolo guarda, em seu interior, uma escultura de São João Paulo II com uma estola e uma casula doadas pelo mesmo Papa ainda em vida. Também recebeu uma gota de sangue resultante do atentado sofrido por João Paulo II na década de 1980. Hoje representam uma relíquia exposta aos fiéis. No 4º domingo do mês acontece a Santa Missa por cura e libertação.

São Paulo Apóstolo
Ilópolis

Comarca Eclesiástica: Arvorezinha

Município: Ilópolis/RS

Padroeiro: São Paulo Apóstolo 

Fundação: 1937

Pároco: Pe. Clécio José Henckes

População:  4.102 habitantes (IBGE 2010)

População Católica: 3.736 habitantes (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS