-voltar-

História da Paróquia São José do Patrocínio

A paróquia São José do Patrocínio, de Itapuca, distrito de Anta Gorda, está localizada na região alta do Vale do Taquari, região norte da Diocese. Pertence à Comarca Eclesiástica de Arvorezinha. 

O nome Itapuca provém do termo indígena “Itabóg”, que quer dizer “abertura de pedra”, numa clara alusão a famosa gruta que deu o nome ao atual distrito de Anta Gorda.
Foi pelos tempos de 1900 que as primeiras famílias começaram a chegar a Itapuca. Eram as famílias Mayer, Botta e Toigo. Outras vieram depois e, aos poucos, foram se juntando num mesmo lugar, fazendo nascer uma pequena vila. O Pe. Maximo Rinaldi, naquele tempo pároco de Encantado, ia rezar Missa em Soledade e, de passagem, a-tendia os fiéis de Itapuca, na pequenina Igreja do lugar. O tempo passava, Itapuca ia crescendo, mas a vida religiosa tinha que se bastar por isso. Foi assim até o dia 13/09/1924, quando foi oficialmente criada a paróquia São José de Patrocínio de Itapuca. O primeiro vigário, porém, só tomou posse no último dia do ano de 1928. Era o Pe. Felipe Flésia, que promoveu a construção de uma Igreja maior. Construiu-se a atual Igreja Matriz, inaugurada em 1948. Também foi aberta a gruta Nossa Senhora de Lourdes, em 1941, com a presença de Dom João Becker, Arcebispo de Porto Alegre.
Atualmente as Comunidades são atendidas mensalmente com a Santa Missa. Acontecem também bênçãos de casas, visita às famílias e doentes. Os enterros ainda são com Missa de corpo presente. As principais atividades pastorais são a catequese, liturgia, coroinhas, visita às famílias com bênção de casas, exéquias, festas dos padroeiros das comunidades.
Anualmente, acontece a Festa da Gruta em honra à Nossa Senhora de Lourdes, no segundo domingo de fevereiro. Em outubro acontece a tradicional Festa dos Casais ou das Famílias e a Romaria dos Motociclistas.

São José do Patrocínio
Itapuca, Anta Gorda

Comarca Eclesiástica: Arvorezinha
Município: Distrito de Itapuca, Anta Gorda/RS
Padroeiro: São José do Patrocínio  
Fundação: 1924
Pároco: Pe. Paulo Hoffmann
Vigário Paroquial: Pe. Rafael Stein
População: 6.073 habitantes (Anta Gorda) (IBGE 2010)
População Católica: 5.645 habitantes (Anta Gorda) (IBGE 2010)

HORÁRIO DAS MISSAS