Notícias da São Sebastião Mártir -voltar-
Igreja celebra o Envio de 176 Ministros da Palavra, Eucaristia e Esperança
Créditos foto: Rafael Costa Full Width Post Format
A Comarca Eclesiástica de Venâncio Aires, composta por seis paróquias, desde longa data tem na formação de lideranças uma de suas características, e em especial os ministros e catequistas. É uma caminhada de mais de 25 anos de formação.
Preocupado em dar continuidade a esta consistente caminhada, organizou-se o Curso Comarcal de Ministros Extraordinários da Palavra, da Comunhão e da Esperança com oito etapas de formação de abril a junho, mais o Retiro em 16 de julho e o Envio em 04 de agosto de 2017.
Esta formação teve sua culminância na celebração de Envio dos 176 Ministros das seis Paróquias, entre os que renovaram e os novos que ingressaram. Deste total, 90 são da Paróquia São Sebastião Mártir, sendo 40 novos e 50 que renovaram. Os padres fizeram o acompanhamento do processo em suas paróquias, desde a escolha, aprovação e formação, bem como no Retiro e na Celebração de Envio, onde apresentaram ao Bispo Dom Aloísio os respectivos candidatos ao Ministério Extraordinário de Ministros da Palavra, da Comunhão e da Esperança.
Por decisão da coordenação dos ministros da Comarca, mudou a veste litúrgica a partir de agosto de 2017. A veste litúrgica (Opa) passou da cor bege para a branca e com manga comprida, em tecido gabardine. A veste anterior continua sendo usada pelos ministros até estragar. Nos momentos de celebração festiva e de unidade Comarcal prevalece a Opa branca, que será a definitiva daqui para frente.
A Missa de Envio no dia 04 de agosto tem sido um momento marcante para toda a Igreja, lotando a Matriz São Sebastião Mártir. Uma celebração festiva, contagiante e alegre. Os Ministros, após fazerem o juramento de missão diante do pastor diocesano, Dom Aloísio, receberam a veste litúrgica durante a celebração e, ao final, a carteirinha de ministro para os próximos três anos.
A formação permanente durante os três anos de ministros (2017 à 2020) é indispensável e obrigatória para os que assumem esta missão na Igreja. Ela consta de uma etapa de Formação (três noites) e um Retiro a cada ano.
Somos imensamente agradecidos pelo “SIM” dos 176 homens e mulheres que se colocam a serviço de Cristo por meio da Igreja, para os próximos três anos nas seis Paróquias de nossa Comarca. Somos convidados a incluí-los em nossa prece e oração para que possam, com fidelidade e alegria, cumprir com a missão que lhes foi confiada.  Não basta desejar ministros para visitar nossos enfermos e idosos, presidirem as celebrações em nossas Comunidades e celebrarem as exéquias de nossos entes-queridos, se não os apoiamos na formação e na oração.
Fazemos votos de uma fecunda e abençoada missão evangelizadora aos nossos ministros da Palavra, da Comunhão e da Esperança. Que vivam e testemunhem em sua vida a Palavra que anunciam, que sejam homens e mulheres de oração, sinais de unidade e comunhão em cada comunidade, instrumentos de consolo e esperança na hora da morte dos entes-queridos. Que possam proferir a Bênção de Deus nos diferentes momentos e necessidades do povo de Deus em cada Comunidade. Que o Senhor da messe os acompanhe, ilumine e encoraje nossos ministros.
Autor: Pe. Beto Konzen