Notícias da São Sebastião Mártir -voltar-
Programa Crer e Conhecer - Ano 2021
Full Width Post Format
Na volta do Crer e Conhecer na noite de terça-feira, 02 de março, o Programa Crer e Conhecer trouxe a participação do jornalista da redação brasileira do Vatican News, Jackson Erpen, para falar do tema “Curar o mundo: a voz do Papa na pandemia”. Ao ser perguntado como o Papa tem orientado os cristãos a se comportar diante da pandemia, Erpen, falou que em primeiro lugar o Papa nos convida a oração. Ele lembrou o dia 16 de março, quando o pontífice se dirigiu ao centro de Roma para rezar na igreja de São Marcelo diante do crucifixo milagroso que já livrou o povo romano de uma pandemia. No mesmo dia se dirigiu a Basílica Santa Maria Maior, saúde do povo romano para pedir intercessão. O papa diz que é preciso contemplar a face de Cristo com o coração de Maria nossa Mãe.
Por outro lado, Erpen ressaltou que o Papa insiste muito que devemos assumir a nossa responsabilidade. Para Francisco, a pandemia convida a rever as relações entre si nos diversos âmbitos da sociedade e do mundo, pois tudo está interligado, somos interdependentes, estamos no mesmo barco e precisamos nos ajudar. Conforme o histórico discurso de 27 de março do ano passado, na praça São Pedro deserta, mas absolutamente lotada de pessoas que estavam acompanhando o momento pelos meios de comunicação, o Papa disse que precisamos reajustar a rota da vida rumo ao Senhor e aos nossos irmãos. Segundo Erpen, esse discurso dá norte aos demais discursos e reflexões já proferidos pelo papa.
Em todos os pronunciamentos, homilias, reflexões o Papa faz, sobretudo, um apelo a fé, a esperança, a caridade, a solidariedade. É preciso surgir essa nova fraternidade que é a solidez onde tudo parece naufragar, pontuou Erpen.