Notícias da São Martinho -voltar-
Benção da Imagem de São Martinho de Tours
Créditos foto: Reprodução Full Width Post Format
No ano de 1895 estabeleceram-se na “Data do Amaral”, hoje conhecida como Vila Palanque, os primeiros colonos de origem germânica. Em 1897 chegaram as famílias de Guilherme Arenhardt e Pedro Jaemisch.
Guilherme Arenhardt iniciou com seus vizinhos uma pequena comunidade, da qual foi animador e líder até o fim da sua vida, junto com seu tio Fernando e primo José. A família Arenhardt era natural da aldeia de Bridel, à margem do Rio Mosela na Alemanha. O Padroeiro da Igreja de Bridel era São Martinho de Tours. De lá, Guilherme trouxe um quadro da imagem de São Martinho de Tours, onde os vizinhos, aos domingos, se reuniam e faziam suas orações.
Em 1905 foi construída a primeira escola-capela. Em 1926 foi inaugurada a primeira igreja. Em 1983, no mesmo local, foi construída a atual Igreja Matriz.
Grande é a devoção a São Martinho na comunidade de Vila Palanque. Por isso a comunidade decidiu, juntamente com o pároco Pe. Carlos Mueller, construir junto à igreja um espaço para enaltecer o padroeiro da comunidade. Como base foi colocada uma pedra que pesa em torno de 5 toneladas e que veio da propriedade do Sr. Inácio Arenhardt, que é descendente das primeiras famílias imigrantes. Sobre ela foi assentada a imagem de São Martinho de Tours que mede 2m de altura e pesa em torno de 1 tonelada, e que foi confeccionada pelo artista Olir Dutra, de Encantado.
No dia 11 de novembro, dia de São Martinho de Tours, a comunidade de Vila Palanque, município de Venâncio Aires, se reuniu e celebrou uma bonita missa animada pelo coral São Martinho. Logo depois foi realizada a benção da imagem, com cânticos de Ação de Graças e fogos de artifício. Após a solenidade houve uma pequena confraternização na sala pastoral. Durante o evento foram observados todos os cuidados necessários para evitar a proliferação da Covid 19, tais como o uso de máscara, álcool gel e distanciamento social.
São Martinho rogai por nós e intercedei a Deus por nós!

Autor: Pe. Carlos André Mueller. Pároco de Palanque e Mato Leitão