Notícias da Nossa Senhora da Candelária -voltar-
Ação Social Diocesana comemora 50 anos
Créditos foto: Raquel Fagundes Full Width Post Format
Numa bela celebração acontecida na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Candelária, a Ação Social Diocesana de Santa Cruz do Sul – ASDISC – comemorou os 50 anos de trabalhos no dia 14 de março passado. A celebração foi presidida pelo atual presidente da entidade, Pe. Ênio Orlando Griebeler, e concelebrada por Dom Sinésio Bohn (bispo emérito de Santa Cruz do Sul), Dom Gílio Felício (bispo emérito de Bagé), Pe. Marino Bohn (grande incentivador da ASDISC), Frei Albano Roberto Bohn (presidente da ASDISC durante vários anos), Pe. Hilário Gonçalves (assessor eclesiástico), Pe. Roque Hammes (coordenação de pastoral), Pe. José Carlos Stoffel (vigário paroquial de Candelária) e Pe. Lucas Del Osbel (pároco de Candelária). A animação esteve ao encargo de um grupo de cantores do Colégio Anchieta de Vera Cruz e a liturgia ao encargo do grupo executivo da ASDISC. Em sua fala, Pe. Ênio destacou os trabalhos da Ação Social Diocesana ao longo dos anos e a importância do trabalho social desenvolvido pela Igreja Diocesana através da ASDISC, desde 1970.
Após a missa, aconteceu um jantar de confraternização no salão da comunidade católica de Candelária, para o qual foram convidadas todas as pessoas que, de uma ou de outra forma, construíram a história da ASDISC.
Muitas pastorais estiveram sob o guarda-chuva da ASDISC ao longo destes anos. Algumas deixaram de existir e outras passaram para o guarda-chuva da filantropia da Mitra Diocesana. Os principais trabalhos da ASDISC, no momento, são na área da educação. Assim, a ASDISC administra os colégios Nossa Senhora da Medianeira de Candelária e Anchieta de Vera Cruz. A Escola de Jovens Rurais, pela qual já passaram mais de mil jovens, é uma grande propulsora da agroecologia e formadora de guardiães das Sementes Crioulas, no intuito de “bandeirar a produção de alimentos saudáveis, sem uso de agrotóxicos”. O banco de sementes crioulas e os encontros de sementes ultrapassaram as fronteiras da Diocese e fizeram que a ASDISC tivesse destaque na Cáritas Nacional.  
Autor: Pe. Roque Hammes