Notícias da Nossa Senhora de Czestochowa -voltar-
Comarca de Encruzilhada está revigorada
Full Width Post Format
Com a transferência do Pe. Lucas del Osbel e do Diácono Giovane Gonçalves para a Paróquia Santa Bárbara, a comarca de Encruzilhada do Sul se rejuvenesceu. Foi o que se percebeu na reunião dos padres da comarca em Dom Feliciano, no dia 09 de fevereiro, da qual participaram os padres Marcelo Carlesso e Roque Hammes. Acolhidos pelo padre Tomasz Januszewski e sob a coordenação do Pe. Marcelino Sivinski, os padres partilharam os seus projetos para o ano de 2021.
Pe. Marcelino, como pároco da Paróquia São José de Amaral Ferrador, está empenhado em preparar o jubileu de 200 anos da Paróquia, a ser celebrado no dia 31 de julho de 2022. Nos finais de semana, conta com o auxílio do seminarista Antônio dos Santos.
Pe. Tomasz, pároco de Dom Feliciano, está celebrando nas comunidades desde maio de 2020, depois de uma interrupção de dois meses por causa da pandemia. Não realiza reuniões para evitar a disseminação do vírus, mas celebra nas comunidades em acordo às orientações sanitárias do município. Entende que “não é na Igreja que se dissemina o vírus, mas sim nos bares e em promoções sociais”.
O padre Lucas e o diácono Giovane estão tomando pé na paróquia Santa Bárbara de Encruzilhada do Sul. Já perceberam que existe muito trabalho a fazer, razão pela qual convocaram uma miniassembleia com lideranças das comunidades para o final do mês de fevereiro. Na expressão do Pe. Lucas, “precisamos fazer uma ressurreição em massa”.
As reuniões da comarca acontecem mensalmente, sendo que em um mês só se reúnem os padres e no outro mês os padres e algumas lideranças leigas.
Na primeira reunião do ano, os padres se mostraram dispostos a participar do processo da 13ª Assembleia Diocesana de Pastoral, ajudando na construção do novo Plano de Pastoral da Diocese.
Autor: Pe. Roque Hammes