Notícias da Rede de Comunidades Jesus Mestre da Palavra -voltar-
Catequistas iniciam formação
Créditos foto: Pe. Roque Hammes Full Width Post Format
Aproximadamente 50 catequistas da região sul da Diocese se reuniram no sábado, dia 29 de fevereiro, no Centro Comunitário Irmã Vitória em Santa Cruz do Sul, para iniciarem uma nova Escola Bíblico Catequética Diocesana. Organizada em quatro etapas, a primeira teve a assessoria de Frei Luciano Massulo, que trabalhou sobre “os ritos de entrega no processo da catequese”. Para os catequistas da região norte da Diocese, a formação começará no dia 14 de março, no Seminário Sagrado Coração de Jesus de Arroio do Meio.
Do encontro do sábado, ficou a insistência para que os ritos de entrega sejam feitos como parte integrante da celebração, seja isso Celebração da Palavra ou Celebração Eucarística. “Não pode ser uma gaveta que se abre no meio da celebração e logo se fecha. Deve estar integrada em toda a celebração”. Outro ponto destacado é a insistência para que os ritos sejam celebrados com muita naturalidade. “Quanto mais espontaneidade, mais fiel ao rito, será”.
O que sempre volta nestes momentos, é a insistência na formação dos catequistas. “Catequista é aquela pessoa que conduz o catequizando a Jesus”.
Autor: Pe. Roque Hammes