Notícias da São Paulo Apóstolo -voltar-
Santuário São Paulo Apóstolo Celebra Jubileu de 25 anos
Full Width Post Format


 

Celebrai ao Senhor porque ele é bom, eterno é seu amor! (Sl 136)

 

A Paróquia São Paulo Apóstolo de Ilópolis foi fundada em 19 de março de 1937, pelo Arcebispo de Porto Alegre, Dom João Becker. O primeiro pároco foi o Pe. Guilherme J. Maschio. Foi no tempo do Pe. José da Silva Kolling que Ilópolis foi elevada à categoria de Vila e se construiu a atual Igreja Matriz. 

Através de decreto em 8 de dezembro de 1997, assinado pelo então bispo diocesano, Dom Aloísio Sinésio Bohn e por intenso trabalho de Pe. Eleutério Orsolin, a igreja foi elevada a Santuário sendo instalado em primeiro de janeiro de 1998. Dizia-se, na época, que é o único Santuário, no mundo, dedicado a São Paulo Apóstolo. Por isso o nome passou a ser Paróquia Santuário São Paulo Apóstolo!

As principais atividades pastorais são as missas, festas, programas de rádio, reuniões pastorais e administrativas, exéquias, visitas às famílias com a bênção de casa, aconselhamento e direção espiritual, visitas às entidades, grupo de estudos bíblicos, entre outras. As pastorais e serviços em andamento, são: Liturgia, Catequese, Coroinhas, Ministros, Juventude, Cursilho, Pastoral Familiar, Vocações, Apostolado da Oração, além dos serviços de diretorias, grupos de famílias e capelinhas. Temos 30 catequistas, 18 ministros(as) e 18 Comunidades. A Congregação das Irmãs Servas da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria trabalha no hospital Leonilda Brunet e atua na Liturgia do Santuário. Atualmente, há 8 Irmãs Servas de Maria aqui, mas há também outras irmãs religiosas oriundas de Ilópolis, inclusive, 2 Irmãs Scalabrinianas estão na África do Sul. Pe. Marcelo Carlesso, filho da terra, foi ordenado para a Diocese de Santa Cruz do Sul.

Nos eventos religiosos destacam-se os festejos ao padroeiro do município que é São Roque, celebrado no segundo domingo de agosto, sempre no Dia dos Pais e a Festa do Padroeiro do Santuário São Paulo Apóstolo, realizada em 25 de janeiro, data litúrgica da conversão de São Paulo. Também existe, há 13 anos, a Romaria ao Padre Carlos Celeste Dall'Agnol, no primeiro domingo de setembro, com visitação à capela onde está sepultado, no cemitério católico. A Peregrinação ao Santuário São Paulo Apóstolo com Indulgência Plenária é realizada sempre no quarto domingo de outubro. Em cada quarto domingo do mês há uma missa por Cura e Libertação às 15h no Santuário, antecedido por confissões. Também existe atendimento com confissões e aconselhamento nas sextas-feiras.

Em janeiro de 2014 foram inauguradas as imagens dos 12 Apóstolos defronte ao Santuário, feitas em concreto armado, tamanho natural. O Santuário São Paulo Apóstolo guarda, em seu interior, na capela São João Paulo II, uma escultura do mesmo com uma estola e uma casula doadas por esse Papa ainda em vida, que representam verdadeiras relíquias expostas aos fiéis. A Paróquia Santuário São Paulo Apóstolo tem muitas lideranças e um trabalho pastoral bonito, tendo sediado a realização da 44ª Romaria Estadual da Terra em 2022.

Juntamente com o Conselho Administrativo Econômico Paroquial – CAEP, convidamos ao povo em geral para a Santa Missa com o bispo Dom Aloíso Dilli alusiva aos 25 anos do Santuário São Paulo Apóstolo, seguindo almoço festivo e animação.


Autor: Pe. Clécio José Henckes, Pároco