Artigos e Notícias -voltar-
PASTORAL FAMILIAR DIOCESANA APRESENTARÁ EQUIPE DE APOIO ÀS FAMÍLIAS
Créditos foto: Júlio Glasenapp Full Width Post Format

A Pastoral Familiar Diocesana dá um importante passo no acompanhamento das famílias. No próximo dia 13 de dezembro, às 9h, em missa presidida pelo Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli, na Catedral São João Batista de Santa Cruz do Sul, será apresentada a EMAF - Equipe Multidisciplinar de Apoio às Famílias, formada por profissionais de diversas áreas, com competências particulares, para contribuir, dentro de uma visão cristã, no auxílio de famílias.

 

 Coordenada pelo casal responsável pelo Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar, Lauro Royer e Angelita da Rosa, a intenção da Pastoral Familiar é colocar a Equipe a serviço de toda a Diocese. O Setor “Casos Especiais" leva, por palavras e gestos de apoio, acolhida, orientação, integração as pessoas feridas e desassociadas dos sacramentos da Igreja o bálsamo da misericórdia favorecendo o discernimento e a integração, sempre impulsionado pelo espírito missionário do Bom Pastor.

 

A EMAF é composta por médicos, dentista, psicólogos, pedagogos, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, assistente social, canonista, advogado, contador e administrador, que estarão alinhados com os princípios da Igreja, atuando, em especial no que tange às urgências determinadas pela Comissão Episcopal Pastoral Vida e Família da CNBB, a saber: novas uniões, dependência química e álcool, suicídio, perdas e viuvez e questões homoafetivas. São desafios que precisam ser acolhidos com ternura e misericórdia.

 

A Equipe estará a disposição para atender as famílias de forma individual ou em grupo e estará a serviço para discernir situações, dar palestras e assessorar a Pastoral Familiar Diocesana nas ações em prol das famílias. A equipe também poderá ser solicitada pelo Setor Serviço à Vida da Pastoral Familiar, principalmente no que diz respeito aos profissionais da saúde. As ajudas individuais (famílias, casais, jovens, crianças, avós...)  serão realizadas, após triagem, junto às demandas enviadas ao Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar Diocesana.

Autor: Lauro Royer e Angelita da Rosa